Todos os cuidados que você deve ter com a sua tatuagem!

Fazer uma tatuagem é tudo de bom! Vem conferir todos os cuidados no pós para garantir uma cicatrização perfeita!

A tatuagem é uma arte muitíssimo antiga, com registros de mais de 5000 anos de corpos encontrados com tatuagens. A arte se popularizou na Europa e nos EUA por volta de 1850, com a invenção da maquininha elétrica. Se no passado, a tatuagem era quase que exclusiva entre marinheiros e presidiários, hoje é super comum e cada vez mais aceita em ambientes de trabalho!

E convenhamos que todo o processo de fazer uma tatuagem nova é muito legal: desde juntar referências dos desenhos e do estilo desejado até sair do estúdio super feliz com o resultado. Mas devemos sempre lembrar que o processo de tatuar consiste, basicamente, em furar a pele para inserir os pigmentos coloridos na mesma. Portanto, a cicatrização exige vários cuidados para que nem você nem o desenho novinho sejam prejudicados! 

 

Por isso, hoje vamos falar dos cuidados na cicatrização e depois da cicatrização para você manter seus desenhos sempre bem cuidados e lindos por bastante tempo! 

 

 

O plástico

Geralmente, ao sair do estúdio de tatuagem, o tatuador ou tatuadora vai fazer um curativo na região tatuada, com plástico filme. O objetivo desse curativo é proteger a pele exposta de ameaças externas. Imagine a tatuagem como um “machucado”: o corpo fica, então, exposto a bactérias e sujidades e, portanto, precisa ser protegido. 

 

O tempo que o plástico deve ser usado varia de acordo com o tamanho e a complexidade do desenho feito, mas, normalmente, o tempo recomendado é de 3 dias. Mas atenção! Hoje existem no mercado diferentes tipos de plástico filme para curativos e, por isso, você deve consultar seu tatuador ou tatuadora se esse plástico deve ser substituído. O mais comum é que você tenha que trocá-lo diariamente após lavar delicadamente, como vamos explicar a seguir! 

Lembre-se: a palavra final pertence apenas ao profissional que fez a arte, hen? 

Como lavar a região tatuada

A primeira lavagem da tatuagem é super importante, já que a pele ficou coberta durante um tempinho, né? 

Para isso, lave bem as mãos antes de lavar a área, com sabonete neutro, sem corantes nem perfume, e, em seguida, deixe a área tatuada sob água corrente - ah, e a água deve estar no máximo morna, ok? 

Daí, vá limpando a área com a ponta dos dedos, delicadamente, usando um pouco de espuminha do sabonete neutro. 

Após a lavagem, seque com uma toalha bem macia e limpinha ou com papel toalha. 

Por fim, deixe a tatuagem “respirar” um pouquinho antes de passar o filme novamente, se for necessário. 

 

Hidratação da região

A maioria dos profissionais não recomenda o uso de pomada cicatrizante, como Nebacetin, porque isso pode acabar “acelerando” o processo de cicatrização e causando desbotamento e até inflamações. 

Para cuidar bem da tatuagem, um creme hidratante, que, assim como o sabonete usado na higienização, não contenha corantes nem perfumes, já é o suficiente!

Para aplicar, basta passar uma camada fininha do hidratante, que fique transparente depois de passar, 2x ao dia. E sobre quando e por quanto tempo usar o hidratante, a maioria dos profissionais indica que o uso do hidratante seja iniciado apenas após o fim do uso do plástico filme e, daí em diante, você pode usar para sempre! Afinal, mesmo depois de cicatrizada, quanto mais hidratada a pele estiver, mais vivas ficam as cores da tatuagem. Ah, depois de cicatrizada, você pode voltar a usar hidratantes com perfume, ok?

Casquinhas

É super normal que após alguns dias, a tatuagem apresente “casquinhas” e também que você sinta uma vontade quase irresistível de coçar o desenho! Então, sobre isso… Resista bravamente a essa vontade! A tal casquinha faz parte do processo de cicatrização. Tente aliviar a coceira aplicando, sempre delicadamente, um pouco do hidratante. Ah, e também nunca tire a casquinha. Removê-la pode causar inflamações e até deformar a tatuagem! 

Alimentação

Talvez você já tenha ouvido falar que quem acabou de fazer uma tatuagem deve evitar alguns alimentos, como chocolate e carne suína. E é verdade! Isso porque alguns alimentos muito gordurosos, como frituras pesadas, podem dificultar o processo de cicatrização. 

Além disso, alguns outros alimentos, como frutos do mar, podem desencadear uma reação alérgica, mesmo que você nunca tenha tido alergia a eles antes e, com isso, deformar o desenho. Não custa nada evitar, né? 

Ah, e sobre bebidas alcóolicas: a maioria dos tatuadores alega que o uso de álcool antes da tatuagem pode afinar o sangue e prejudicar o processo, mas que depois de feita, tá liberado! 

Praia e piscina?

Na-na-ni-na-não! Nas duas semanas seguintes ao dia em que você fez a tatuagem, não entre em hipótese alguma no mar ou em uma piscina. Isso porque esses lugares são perfeitos para a proliferação de bactérias e apresentam alto risco de infecção e inflamação. Ah, e além disso, a exposição solar também não é nadinha indicada, uma vez que os raios solares podem causar inflamação, desbotamento e atrasar o processo de cicatrização. 

 

E a longo prazo… 

A tatuagem cicatriza completamente cerca de 1 ou 2 meses depois de feita. Mas os cuidados devem prevalecer para sempre! Os cuidados diários devem envolver hidratação, proteção solar e manter bons hábitos alimentares. Assim, não só a parte tatuada fica bonita, como toda a sua pele - e prontinha para uma arte nova!

 


Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!