Mindfulness: O que é? Que diferença faz na sua rotina?

Você sabe do que se trata o Mindfulness O termo em inglês tem muito a nos ensinar sobre como vivemos nosso dia a dia, venha conferir!

Cada vez mais se fala sobre saúde mental, bem estar e a importância de se cuidar dos seus sentimentos e pensamentos em meio a rotinas tão intensas e acontecimentos tão caóticos no mundo. Entramos recentemente em Setembro, agora conhecido como Setembro Amarelo, com diversas campanhas de conscientização sobre o cuidado com doenças psíquicas e condições desgastantes.

Recentemente, também, tivemos as olimpíadas de Tokyo, onde em um dos primeiros casos da história tivemos uma atleta desistir de diversas modalidades em sequência pela necessidade de cuidar da própria saúde mental e física. Estamos falando, claro, de Simone Biles e como o Burnout é o grande inimigo do bem estar profissional.

Com todos esses fatores em pauta, fica claro que alguma forma de lidar melhor com o dia a dia é necessária, e é para isso que montamos essa MAG! Aqui queremos te contar mais sobre o hábito do Mindfulness e como estar mais presente! Vem com a gente:

Mindfulness: O que é?

Mindfulness, ou atenção plena, na tradução literal, é um estado mental onde se tenta “sair do automático” e assumir o controle durante todo o seu dia a dia, o que envolve prestar atenção em todos os detalhes externos (como os acontecimentos ao seu redor) e internos (sua respiração, movimentos, cada sinal que seu corpo te conta) e encarar a realidade como ela é.

Isso pode se provar um desafio, não só pela necessidade constante de evitar o “piloto automático”, quanto pela dedicação e autorregulação que a pessoa que quiser seguir com esse hábito deve ter (pensando assim, é realmente como um exercício, mas para sua mente, certo?).

Sua origem não é realmente conhecida, mas acredita-se que nasceu com uma base científica unida a tradições orientais, de onde pega emprestado alguns termos e técnicas.

Um dos primeiros registros de uma aplicação de “mindfulness” como terapia clínica no ocidente foi feito durante algum momento no fim dos anos 70, por especialistas da Universidade de Massachusetts, Estados Unidos. Eles desenvolveram um programa de redução do estresse baseado em “mindfulness”, conhecido como MBSR Mindfulness-Based Stress Reduction, ou Redução de Estresse Baseada em Atenção Plena). Hoje é uma prática comum, bastante adotada por diversas pessoas ao redor do mundo e capaz de fazer a diferença na vida delas. Gostaria de conhecer as vantagens?

Mindfulness: Quais são os principais benefícios?

Dentre os principais benefícios que o Mindfulness oferece para você, vale citar:

* Ajuda a desenvolver sua inteligência emocional e a empatia com o próximo;

* Aprofunda o seu conhecimento sobre si mesma;

* Aumenta sua concentração e a habilidade de focar em um único objetivo;

* Contribui para o controle do estresse e da ansiedade;

* Aumenta as chances de se ter uma boa noite de sono;

* Melhora os seus relacionamentos interpessoais;

* Reduz o envelhecimento e desgaste do cérebro;

* Aumenta sua habilidade de memorizar detalhes;

* Ajuda no bem estar e a enfrentar pensamentos negativos;

* Incentiva a sua criatividade.

Bastante coisa, não é verdade? Todas essas vantagens fazendo parte da sua vida com certeza te ajudarão a chegar numa versão melhor de si, então só resta saber como conseguir a atenção plena no seu dia a dia, certo?

Mindfulness: Como começar?

Por se tratar de uma vertente da psicoterapia, a ajuda de um terapeuta especializado é a forma mais profissional de incluir o Mindfulness na rotina, mas com alguns hábitos que você pode adotar agora mesmo já é possível estimular sua atenção e presença no momento. Bora conhecê-las?

Preste atenção na sua respiração

Em momentos convenientes do seu dia a dia, tente perceber como e quanto o ar entra e sai durante a respiração. Aqui o bacana não é alterar o ritmo, mas sim perceber como ele está naquele momento e qual a relação com a tarefa que está realizando, como por exemplo durante uma atividade no trabalho.

Pratique sua habilidade de ouvir

A proposta com esse hábito é que, durante conversas, você escute o que está sendo dito, espere até a outra pessoa finalizar o que está dizendo para, então, emitir uma opinião, que será mais completa e embasada. Isso serve para evitar o hábito comum de concordar ou discordar de alguém antes mesmo da fala ter sido finalizada, além de diminuir as chances de que você apenas responda com algo raso ou superficial que não diz realmente o que você acha do assunto. 

Repare na forma que você come

É importante lembrar que o hábito de comer, por mais que venha de uma necessidade básica do corpo, não precisa ser tratada como algo negativo ou que precisa ser feito com pressa. É importante se permitir saborear o momento e manter a calma, mesmo em rotinas intensas, reparando quais os cheiros e texturas daquilo que você está comendo, assim como cuidar da sua mastigação e separar a ocasião para cuidar de si.

Perceba como você anda

Quando você presta atenção na forma como você anda e corre, acaba notando como diversas partes do seu corpo precisam fazer seu papel para permitir essa ação. Isso, claro, inclui a respiração, mas também a forma como seus braços se movem, cada articulação trabalha e você consegue andar por longas distâncias. Isso fará muita diferença na sua percepção do ambiente e do seu próprio corpo!

Preste atenção no ambiente ao seu redor

Isso vale para ambientes que você já conhece e tem familiaridade, para locais novos e também para as pessoas presentes neles. Todos os diferentes aspectos, físicos ou não, compõem o ambiente e vão te guiar em decisões mais assertivas.

Faça breves pausas

A gente corre tanto que esquece de absorver as sensações e benefícios do que acabamos de executar e já partimos para a próxima. Ter proatividade ajuda a ter mais dinamismo, mas também nos deixa cegos para comemorar pequenas conquistas ou aprender com possíveis erros.  

Esperamos que tenha gostado dessas dicas e consiga incluir o Mindfulness na sua rotina com a atenção que ele, e você, merecem.

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