You: 3° Temporada e a importância de estar atenta

A série You vai receber sua terceira temporada, e por mais que o drama de Joe Goldberg seja interessante de assistir, ele levanta uma pauta que precisa ser abordada: o stalking

Recentemente o trailer da 3° temporada de You, série norte americana da Warner Bros e veiculada também na Netflix, foi lançado, nos convidando a assistir mais um pedaço da história de Joe Goldberg (vivido por Penn Badgley) e sua jornada para “conseguir viver um grande romance”. Mas será que é isso mesmo que acontece? Na realidade a série aborda um tema bem mais complexo e obscuro e, mesmo que possa ser consumido como entretenimento, é algo que todas nós devemos estar atentas no nosso dia a dia. Estamos falando do Stalking, mas calma que daremos mais detalhes ao longo dessa MAG. Vamos entender mais sobre?

You, a série

Para quem nunca ouviu falar dessa série e quer saber do que se trata, aqui vai uma visão rápida das premissas das duas primeiras temporadas:

Primeira Temporada

Nesse começo somos apresentados à história de Joseph Goldberg (apelidado por muitos como "Joe"), o gerente de uma livraria em Nova York, Estados Unidos, e que logo nos primeiros momentos da trama conhece e se apaixona loucamente por uma de suas novas clientes, Guinevere Beck (ou "Beck"), uma aspirante a escritora. Logo começamos a ver quem é e como funciona a mente de Joe: ele se trata de um hmem com tendências ao stalking e que é capaz de tudo (e tudo mesmo) para conseguir alcançar seus objetivos e alimentar sua obsessão tóxica, usando diversas artimanhas para monitorar Beck e remover quaisquer obstáculos no seu romance.

Segunda Temporada

Joe, após muitos eventos, se muda de Nova York para Los Angeles, tentando escapar do seu passado e começar uma nova vida com uma nova identidade. As coisas ficam um pouco mais complicadas quando ele conhece a chef de cozinha, Love Quinn. Isso porque Joe começa a cair em seus velhos hábitos de obsessão e violência. Logo vemos que ele terá uma facilidade de repetir o mesmo ciclo de seu último “empreendimento amoroso” (que de amoroso não tem  nada) e sua vontade de fazer com que seu romance com Love dê certo pode levar a conclusões tensas. Mas será que ela é quem diz ser mesmo?

 

Bom, com essa carga de mistério e drama, as mais corajosas podem se interessar em acompanhar a série e assistir seus 20 episódios antes do lançamento da terceira temporada, em 15 de outubro. Quem viu o trailer vai se deparar com uma mudança na vida do casal que promete ser tanto surpreendente quanto preocupante: eles estão esperando um filho, chamado Henry, e que isso pode levar a uma nova camada de eventos sórdidos para os dois. 

Vamos ser transparentes: omitimos muita coisa nessa introdução para que quem queira conferir a trama aproveite todas as reviravoltas, mas um ponto tem que ser afirmado: Joe é um stalker e pode ser muito perigoso, o que é interessante de ver numa série mas ganha outro tom quando acontece de verdade, por isso agora vamos abordar do que se trata esse ato tóxico e dar algumas dicas de como se defender dele. Bora lá?

Stalking: O que é?

Por definição, o stalking é um termo que se refere ao ato de perseguir alguém pela internet ou pessoalmente, com a ciência dessa pessoa ou não, e costuma envolver invasão de contas em redes sociais, ligações e mensagens indesejadas, tentativas de encontros presenciais forçados, enfim, é a ação de perseguir alguém.

Como vimos na série, pode ser motivada por impulsos obsessivos do agressor, seja por “afeição” ou ódio, e facilmente leva a constrangimentos, em casos mais leves, ou até violências físicas ou sexuais.

Também é importante entender que muitas pessoas não entendem, num primeiro momento, serem vítimas desse tipo de ação. Ela pode começar de forma sutil, mas rapidamente pode evoluir, com boatos sendo divulgados a seu respeito, informações sigilosas sendo vazadas, mensagens ou ligações insistentes (mesmo que de números diferentes) e que parecem estranhas ou sem motivo, até perseguições físicas. Por vezes esse stalker tenta uma proximidade natural no começo, buscando uma amizade que não parece ter segundas intenções, tornando mais difícil a sua identificação. Como muitas vezes isso começa online, alguns hábitos e cuidados podem ajudar a evitar o problema.

Stalking: Como se proteger?

A SaferNet, organização não-governamental de proteção virtual, fez um estudo e reuniu algumas dicas para se proteger:

* Faça boas escolhas online, evitando sempre divulgar dados pessoais em plataformas abertas ou para desconhecidos. Isso inclui dados como endereço, local de trabalho/estudo ou telefone e até horários.

* Tenha cuidado com quem você se relaciona e mantém conversas online. Em 2021 já é super comum fazer amizades virtuais, e isso é ótimo, mas leva a uma necessidade de se atentar a quem é a pessoa do outro lado da tela. Ao notar comportamentos estranhos, como perguntas insistentes ou pedidos para encontros presenciais de forma repetitiva, busque se afastar.

* Caso esteja sendo vítima de stalking, grave todas as possíveis provas, particularmente aquelas que são explicitamente abusivas ou ameaçadoras, pois elas podem servir de evidências para ser registrado um boletim de ocorrência nos órgãos competentes.

* Ao notar que está sendo vítima do stalking, paare de interagir com o agressor imediatamente, pois isso pode reforçar o comportamento dela para continuar tendo alguma forma de contato com você.

* Bloqueie o contato do stalker em suas redes sociais e denuncie no próprio serviço.

No Brasil, o stalking se tornou crime recentemente e segundo o Código Penal pode levar a pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa para esse tipo de conduta, o que torna o cuidado de reunir provas ainda mais importante.

Sabemos que essa MAG foi um pouco mais séria do que costumamos falar, mas segurança nunca é algo que pode ser levado de forma leviana. No nosso canal do Youtube tamos tutoriais, reviews de produtos, unboxings e vários outros conteúdos super legais para você aprender e cuidar melhor de si e da sua beleza!

Fazendo parte da Glambox, o maior clube de beleza da América Latina, você vai ter acesso a experiências e conhecimentos do Universo Beauty únicos, além de receber produtos mensalmente escolhidos de acordo com seu perfil se for uma Glamgirl! Ainda não é? Confira o site abaixo e entenda qual mais combina com você!

https://www.glambox.com.br/#planos/

 


Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!