Conheça os principais óleos essenciais e aprenda a usá-los!

Você já deve ter ouvido falar sobre óleos essenciais, mas sabe bem como usá-los? Vem com a gente!

Os óleos essenciais são uma ótima forma de, através da aromaterapia ou de massagens, tratar vários sintomas que sentimos no dia a dia, como o estresse, a ansiedade e a insônia. Mas você sabe a forma correta e segura de usar esses óleos? Afinal, não é porque são de origem natural que estão livre de riscos. Por isso, separamos todas as dicas aqui para você embarcar nessa onda que tem tudo para ficar!

 

O que são os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são compostos aromáticos sintetizados pelas plantas, encontrados em sementes, raízes, flores e outras partes das plantas. Para o nosso uso, são extraídas através da destilação das plantas e disponibilizadas em formato líquido.

 

Para que servem?

Os óleos essenciais são super versáteis, podendo ser usados em alimentos, tratamentos de beleza e, principalmente, na aromaterapia! Por exemplo, na indústria alimentícia, embora estejamos acostumados a encontrar muitos sabores e aromas sintetizados, existem muitos produtos que usam os óleos como aroma natural. Na perfumaria, grande parte dos aromas usados também vem das plantas!

 

Aromaterapia? O que é?

A aromaterapia é uma técnica que usa os aromas naturais, principalmente na forma desses óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, responsáveis por diferentes reações e ajudando no nosso bem-estar. 

Cada óleo tem propriedades únicas que variam não somente de planta para planta, mas também de espécie para espécie e muitas outras variáveis! Por isso, cada óleo tem efeitos únicos no nosso bem-estar: podem ser usados para estimular, acalmar, aliviar os sintomas de ansiedade…

 

Como começar?

A melhor forma é procurar um aromaterapeuta, que vai entender os sintomas que você deseja amenizar e te indicar o melhor óleo ou combinação de óleos essenciais para o seu caso. Além disso, ele também vai te instruir da melhor forma de uso, frequência e, assim, você vai obter os melhores resultados!

Além disso, tenha consciência de que a aromaterapia é uma terapia complementar, assim, você pode usá-la em conjunto com seus tratamentos tradicionais, e não deixar de lado sua terapia convencional para usar apenas os óleos, ok?

Gestantes, crianças com menos de 3 anos, pessoas com epilepsia e demais condições neurológicas devem passar por uma avaliação bem minuciosa antes de começar o tratamento.  

 

Algumas das formas que você pode usar os óleos essenciais

 

Aromatizador

O aromatizador é um aparelho para você colocar água e duas a três gotas de óleo essencial e criar uma nuvem de vapor aromatizada! Uma alternativa ao uso desse aparelho é adicionar as gotas em um copo com água fervente para que liberem seu aroma no ambiente conforme a água for evaporando.

 

Evaporização

Para fazer a evaporaziação, basta aplicar as gotinhas de óleo em algodão ou pano e deixá-los nos ambiente que você quer aromatizar. De pouquinho em pouquinho, as gotinhas vão evaporando e liberando o aroma! Essa é uma boa forma de usar o óleo de forma moderada, já que o aroma vai ficar bem discreto.

Sprays

Com o spray, você pode aromatizar levemente diversos ambientes! Para usá-lo, basta adicionar até três gotinhas do seu óleo essencial, água e sempre chacoalhar o frasco antes do uso para que se misturem bem. 

 

Massagem

A massagem é a melhor forma de usar os óleos na pele! Isso porque os óleos são muito concentrados e, para não causar nenhum dano à pele, até cinco gotar devem ser diluídas em outro óleo vegetal, como o óleo de coco. Assim, você pode tratar problemas de pele e dores musculares de forma segura e eficaz! 

 

Inalação

A inalação é a forma mais completa de obter os benefícios dos óleos, uma vez que assim as moléculas chegam facilmente ao cérebro. Como o nome diz, basta abrir o frasquinho e sentir o aroma do seu óleo, inspirando e segurando o ar por alguns segundinhos. No entanto, para você saber a frequência de inalações, o tempo para segurar o ar e todos os detalhes, consulte um aromaterapeuta, ok?

Além disso, certifique-se da origem do seu óleo, para que ele não possua nenhum produto químico além do óleo que seja potencialmente prejudicial para você. 


Conheça alguns dos óleos que fazem super bem

Como falamos anteriormente, não deixe de consultar um aromaterapeuta para que ele receite os óleos corretos e as doses seguras para você, ok? Agora vem conhecer os mais famosos!

 

Lavanda

A lavanda é super conhecida pelo seu efeito relaxante. Isso porque, segundo estudos das Universidades de Minnesota e de Miami, ele reduz nossos níveis de cortisol, o "hormônio do estresse".

 

Alecrim 

O alecrim é um dos principais óleos com efeito estimulante, ou seja, ele é excelente para a concentração, memória e também para aliviar sintomas de depressão e ansiedade!

 

Hortelã

Pode ser usado para problemas respiratórios, como tosse, congestão nasal, sinusite e demais condições. Também é excelente para massagens por ter ação analgésica, indicado para hematomas, lesões, locais doloridos, dores reumáticas e dores musculares.

 

Eucalipto

Os dois principais componentes químicos do óleo de eucalipto, eucaliptol e o alfaterpineol, são comprovadamente descongestionantes e estimulantes. 

 

Tea tree/melaleuca

O óleo de tea tree vem de uma árvore australiana. Além da sua ação antiacne, já bastante conhecida, ele também é um ótimo antisséptico, bactericida e antisséptico, perfeito para frieiras e ferimentos, por exemplo. Na aromaterapia, é perfeito como estimulante e para o sistema respiratório. 
 

Citronela

Essa você já deve conhecer pelo seu efeito repelente! Mas, além disso, esse óleo é também antibacteriano, antifúngico e antiinflamatório, excelente para dores reumáticas.

 

Laranja-doce

O óleo de laranja-doce combate sintomas de ansiedade, estresse, desânimo e ajuda também na imunidade. 

 

Gengibre

O óleo essencial de gengibre é antiemético, ou seja, serve para prevenir enjoos e náuseas. Além disso, também combate a falta de ânimo e de disposição.

 

Gostou? Vem conhecer mais conteúdos! 


Artigos Relacionados: