Além do skincare: 6 coisas que fazem parte do autocuidado e você não sabia

É, mana, nem só de skincare vive o autocuidado! Nessa MAG, nós contamos o que realmente é essa prática e 6 hábitos que fazem parte do autocuidado que você não conhecia.

Nem só de skincare viverá o autocuidado, viu? 

Quer dizer, fazer uma boa rotina de skincare é legal, mas nem sempre é só isso que precisamos para nos cuidar. A palavra “autocuidado” entrou no nosso vocabulário durante a quarentena e nunca mais saiu. O que é ótimo, pensando que finalmente estamos priorizando o cuidado próprio, mas tanta gente já falou tanto sobre autocuidado que essa palavra pode já ter perdido seu significado real. Será que todo mundo sabe o que realmente é o autocuidado? 

Nessa MAG, além de dizer o que realmente o que essa palavra significa e ainda vamos te contar 6 coisas que são muito importantes para se cuidar, mas nem todo mundo sabe ou faz. Bora? 

 

O QUE É O AUTOCUIDADO? 

Ao pé da letra, autocuidado é “o conjunto de ações ou procedimentos de cada indivíduo destinado à manutenção da vida, da saúde e do bem-estar”. Ou seja, são hábitos saudáveis que mantemos em nossa rotina para dar mais atenção a nós mesmos e garantir o bem-estar físico e mental. Isso quer dizer que o autocuidado vai de manter uma boa alimentação a ir para a terapia. Chocada que não é só passar um creminho no rosto e fazer a unha semanalmente? Pois é! Agora se prepara que vamos te falar mais alguns hábitos que podem não ser tão divertidos quanto skincare, mas que são importantes para nos cuidar e que precisamos fazer de vez em quando. Vem ver! 

 

IR AO MÉDICO REGULARMENTE 

(Reprodução: Pinterest) 

Uma dos hábitos mais temidos e esquecidos por todos, mas fazer um check-up anual é muito importante para se cuidar. Fazer exames preventivos e se preocupar com a sua saúde não é uma baita forma de se amar? 

É indo ao médico que você evita complicações com doenças, detecta problemas que podem ser assintomáticos e confirma se está tudo ok com sua saúde. É a melhor maneira para cuidar do seu corpo! 

 

TER UMA BOA ALIMENTAÇÃO

(Reprodução: Pinterest) 

Quando falam “você é o que você come” não é brincadeira! Uma alimentação saudável nos dá mais energia, fortalece o sistema imunológico e previne doenças, mas não fica pensando que uma alimentação saudável só tem salada. O grande truque é estabelecer o que é saudável para você. Tudo bem comer docinhos e hambúrgueres de vez em quando se é isso que você curte, o importante é ficar atenta ao que está ingerindo. Uma boa alimentação é uma alimentação equilibrada! 

Ah, e que tal aproveitar a ida ao médico para ir ao nutricionista também? ;)

 

FAZER EXERCÍCIOS


(Reprodução: Pinterest) 

Continuando nesse papo de corpo, manter uma rotina de exercícios é TUDO para ter um corpo saudável. Exercícios não servem só para emagrecer não, tá? 

Fazer atividades físicas regularmente fortalecem o seu corpo, ajudam a controlar a pressão arterial, melhoram a circulação sanguínea e trazem muuuuitos outros benefícios para a saúde. Ah, além disso, muitas atividades ainda podem ajudar com a saúde mental, como a corrida e o yoga, que muita gente usa quase como terapia também. 

Sempre tenha em mente que os exercícios são feitos para você se manter saudável, já que é muito importante criar uma boa relação com esse hábito. Não o assimile só com a perda de peso!

 

IMPOR LIMITES


(Reprodução: Pinterest) 

Passando para os cuidados mentais, saber seus limites e impô-los também é um grande ato de cuidado. Ninguém merece ficar passando várias vezes por uma situação que te faz mal, e é por isso que saber seus limites é tão importante. Pode não ser fácil, mas estabelecer até onde algumas situações ou pessoas podem ir é o que vai te proteger de coisas que não te fazem bem e, ainda, ajudar a preservar sua saúde mental. 

 

CONSTRUIR UM BOM CÍRCULO DE RELACIONAMENTOS


(Reprodução: Pinterest) 

E não apenas amorosos! Com construir, nós queremos dizer que você deve escolher com bastante carinho quem divide a vida contigo. Não tenha medo de se afastar de quem não te faz muito bem e de se aproximar daquelas pessoas que sempre te colocam pra cima, seja amigos, família, colegas de trabalho e parceiros amorosos. 

 

FAZER AS COISAS QUE GOSTA


(Reprodução: Pinterest) 

Por fim, mas não menos importante, inserir em sua rotina as atividades que você curte fazer é essencial para cuidar da sua felicidade, realização pessoal e, de quebra, ainda ajudar na saúde mental. Cozinhar, assistir filmes, desenhar, jogar video game e até a famosa sonequinha da tarde podem ter um lugar especial na sua agenda, se forem as coisas que você ama fazer. O autocuidado também deve ser sobre fazer as pequenas coisas que te deixam feliz. 

 

Bom, agora nós ficamos por aqui! 

Esperamos que você tenha gostado e que coloque esses hábitos na sua rotina. Não é à toa que o autocuidado esteja sendo pauta de muitas discussões atualmente, tá? 

Ah, e se no seu check list de autocuidado também inclui uma skincare, vem dar uma passadinha na Glamshop para garantir os melhores produtinhos na sua rotina! É só clicar aqui e mandar ver ;)



 


Artigos Relacionados: