Resumão Festival de Cannes: destaques do red carpet e da premiação francesa

O Festival de Cannes desse ano acabou de acabar e se você não acompanhou os grandes momentos do evento, vem que te contamos! Dos melhores lookinhos no red carpet até os destaques da premiação.

O Festival de Cannes chegou ao fim neste final de semana e nos trouxe muuuita coisa boa, viu? De chuva de looks icônicos a uma revelação feita antes da hora. 

O evento começou no dia 6 de julho e rolou até o último sábado, dia 17 de julho, com muitos momentos memoráveis. Se você ficou por fora do que aconteceu no festival que é considerado um dos mais importantes para a indústria cinematográfica, pode ficar ligadinha nessa MAG porque hoje vamos falar dos maiores acontecimentos e dos nossos looks favoritos do Cannes deste ano. 

 

Para começar, vamos te contar o que é esse evento, por qual motivo ele é importante e todos os outros detalhes que você precisa saber sobre ele. Vamos? 

O QUE É O FESTIVAL DE CANNES

(Reprodução: Pinterest) 

Começando do começo: o Festival de Cannes foi criado em 1946 pelo atual ministro da Instrução Pública e das Belas Artes, Jean Zay, com o intuito de produzir uma exibição cinematográfica de nível internacional em Cannes, cidade francesa que nomeou o evento. Todos os anos, o festival é palco para a estreia de, aproximadamente, 50 longas e 30 curtas inéditos de todas as nacionalidades e que são divididos nas categorias Competitiva, Um Certo Olhar e Cinéfondation. Com o passar do tempo, o evento introduziu uma premiação para os melhores filmes exibidos nele e, entre as categorias principais, encontramos: 

Palma de ouro - Maior prêmio do evento e que presenteia o melhor filme apresentado.

Grand Prix - Segundo maior prêmio, entregue para o filme que melhor manifesta originalidade.

Prêmio de Direção - Premia o melhor diretor.

Prêmio de Roteiro - Premia o melhor roteiro.

Prêmio de Interpretação Feminina - Premia a melhor atriz.

Prêmio de interpretação Masculina - Premia o melhor ator.

Palma de ouro de curta metragem - Presenteia o melhor curta metragem apresentado no festival. 

 

Muito renomado, o Festival de Cannes é um dos mais importantes para a indústria cinematográfica mundial e é repleto de estreias, como já dissemos aqui. Por isso, o festival dura aproximadamente 12 dias e ocorre no mês de maio, mas este ano teve de ser adiado por conta da pandemia.

Caso já esteja se perguntando, a diferença entre o Oscar e o Festival de Cannes é, basicamente, de que o Cannes seria um festival de cinema com a exibição/estreia de filmes internacionais, e não apenas uma premiação, como o Oscar. Outro ponto que os distingue é a limitação dos competidores aos prêmios, já que no Oscar os filmes são, em sua maioria, em inglês. No Festival de Cannes, os filmes de qualquer nacionalidade podem concorrer. 

Esse é o motivo de vermos muitas personalidades brasileiras no evento, acompanhados de celebridades de vários outros países. 

 

Bom, agora que já estão contextualizados sobre o festival, vamos ao que interessa: o que rolou na edição deste ano. 

 

LOOKS: NOSSOS FAVORITOS DO RED CARPET DESTE ANO 

Como todo bom evento, o Festival de Cannes tem um tapete vermelho lotado de celebridades mostrando seus lookinhos perfeitos. Para quem ama um Red Carpet de respeito, o Cannes já poderá se tornar um dos seus eventos favoritos, já que ele dura por vários dias (quase duas semanas) e nos presenteia com MUITAS composições icônicas da galera que passa por lá.  

Esse ano a galera SERVIU com looks bem elaborados e super estilosos, o que foi um baita refresco para quem já sentia falta da vibe de um tapete vermelho tradicional, e é claro que nós já separamos os nossos favoritos. Dá uma olhada em quem ganhou o coração da MAG: 

Jessica Chastain

Que usou um Dior preto nada básico em tule com um pouquinho de transparência que só deixou o look ainda mais icônico. 


(Reprodução: Pinterest)

 

Ester Exposito 

Que arrasou nesse vestido roxo com um grande corte da Etro, revelando o corpo perfeito da atriz que compunha o elenco de Elite.

(Reprodução: Pinterest) 

 

Soko

A cantora francesa que apareceu com um vestido MARA da Gucci cheio de paetes. 


(Reprodução: Pinterest) 

 

Meng Li

Que acertou em cheio com esse vestido amarelo cheio de movimento e fluidez na cerimônia de abertura. 


(Reprodução: Google Imagens) 

 

Leonie Hanne

A influencer que fez nossos olhos brilharem com esse vestido verde da grife Nicole + Felicia Couture lotado de camadas e com a aplicação de algumas penas que dão aquele toque final.


(Reprodução: Instagram) 

 

Diane Kruger

Que entregou tudo nesse vestido preto de tule todo brilhante e ousado.


(Reprodução: Pinterest) 

 

Bella Hadid

Que entregou tudo não só uma, mas duas vezes no festival. Começando com um modelo vintage de Jean Paul Gaultier para a cerimônia de abertura, e depois com um schiaparelli preto acompanhado de um acessório bem diferente e cheio de conceito para uma das exibições. 


(Reprodução: Pinterest)



(Reprodução: Pinterest)

 

Timothée Chalamet 

O ator queridinho que brilhou com seu terno metálico da Tom Ford.


(Reprodução: Pinterest)

 

Marina Ruy Barbosa

Que nos encheu de orgulho nesse vestido preto da Valentino que não tem um defeitinho sequer. 


(Reprodução: Instagram) 

 

Sharon Stone

Que chegou com esse vestido dos sonhos da Dolce Gabbana com muito tule azul e flores.


(Reprodução: Instagram) 

 

Tilda Swinton

Que chegou chegando neste color blocking glamouroso e fora do comum. 


(Reprodução: Pinterest)

 

Tina Kunakey

Que surpreendeu com seu vestido belo e artístico da alta-costura da Valentino.


(Reprodução: Pinterest)

 

Chiara Ferragni

Que surpreendeu em um Giambattista Valli verde fluorescente e que traz uma proposta que ganha cada vez mais visibilidade. Os detalhes das flores em seu vestido tinham como matéria prima cápsulas de café antigas. 


(Reprodução: Pinterest)

 

DESTAQUES DO FESTIVAL: EXIBIÇÕES E PREMIAÇÃO 


(Reprodução: Pinterest)

Entre os melhores momentos da noite, podemos destacar a presença brasileira no evento, com Kleber Mendonça Filho integrando o júri que decide quem leva a Palma de Ouro, e a  exibição dos curta-metragens “Sideral” e “Céu de Agosto”. Falando em exibição, o filme “Stillwater”, dirigido por Tom McCarthy e protagonizado por Matt Damon, foi ovacionado em pé durante 5 minutos em sua estreia no evento. O acontecimento deixou Damon com lágrimas em seus olhinhos e uma baita ansiedade para vermos o filme por aqui. 

Começando o papo sobre prêmios, o Grand Prix, segundo prêmio mais importante da noite,  foi dividido entre os longas “A Hero” e “Compartment n° 6”. Já as honrarias de direção e roteiro foram entregues para os filmes “Annette”, de Leos Carax, e “Drive My Car”, de Ryusuke Hamaguchi, respectivamente. Agora sobre as atuações mais memoráveis do festival, quem levou o prêmio de melhor ator foi o estadunidense Caleb Landry Jones, pela sua participação em “Nitram”, e o de melhor atriz ficou com Renate Reinsve, por “The Worst Person in the World”. 

Para finalizar, o maior momento da noite foi a revelação da produção que ganhou a Palma de Ouro. “Mas é claro, esse é o grande prêmio do Festival de Cannes!” é o que vocês devem estar se imaginando, mas o motivo foi outro. A revelação do ganhador do maior prêmio da noite foi feita logo no início da premiação por um pequeno erro de comunicação entre uma das apresentadoras e o presidente do júri deste ano, Spike Lee (ou Spoiler Lee, rs). Babado, né? 

Depois que o choque causado pela gafe passou, o momento da revelação do ganhador da Palma de Ouro também foi histórico por outro motivo: Julia Ducournau, que levou a honraria para casa com seu filme “Titane”, se tornou a segunda mulher a ganhar o prêmio em toda a história do festival. Uma grande vitória para todas nós! 

 

BORA CELEBRAR MULHERES INCRÍVEIS COM A GLAM?

Se você amou esse grande momento no festival que mostra todo o nosso poder feminino, que tal celebrar mais mulheres incríveis com a gente? A edição deste mês da Glambox é a Mulheres Incríveis, criada especialmente para nos inspirarmos em grandes personalidades femininas e nos lembrarmos do nosso protagonismo. Mara, né? 

Vem garantir sua caixinha recheada de produtinhos e com aquela vibe Girl Power que amamos. Clique aqui, escolha o melhor plano para você e entre para o clube! Estamos te esperando <3



Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!