O dicionário definitivo dos ácidos para skincare!

Confira o guia completo antes de escolher e adotar o seu favorito!

Ahhhh, os ácidos... Quem não tem um ácido queridinho para chamar de seu, né? Seu uso está em alta juntamente com vários assuntos que envolvem skincare e nós aqui da Glambox amamos! 

Para te auxiliar a encontrar a melhor opção para você, organizamos uma lista completa com os principais termos e os principais ácidos para você avaliar todos os benefícios e escolher com sabedoria! Vamos lá?

 

A de alfa-hidroxiácidos (AHA)

Os alfa-hidroxiácidos são um grupo de ácidos orgânicos de origem natural, como o glicólico, que é extraído da cana de açúcar ou o ácido cítrico, bastante conhecido, extraído de frutas cítricas como a laranja e o limão. 

Esses ácidos compõem um grupo por possuírem várias características em comum: todos eles são esfoliantes químicos, ou seja, promovem uma esfoliação na pele química, ou seja, sem grânulos físicos (sabe aqueles esfoliantes que têm microesferas ou, por exemplo, pedacinhos de jojoba? Esses são os esfoliantes físicos, que não é o caso desses ácidos).

 

B de beta-hidroxiácidos (BHA)

Esse grupo é parecido com o anterior, dos AHA, mas com algumas diferenças significativas: enquanto os AHA são mais indicados para peles de normais a secas, o grupo BHA é mais indicado para as peles oleosas. Além disso, os AHA são hidrosslúveis, ou seja, solúveis em água, enquanto o BHA é lipossolúvel, solúvel em óleo.

Notou que falamos "o BHA"? Isso é porque nesse grupo, só há um ácido! O ácido salicílico fica sozinho aqui nessa categoria. Continue a leitura que falamos mais detalhes sobre o salicílico na letra S! 

Por sinal, o BHA pode ser usado junto com um AHA por quem tem pele oleosa, mas não recomendamos o uso do BHA por quem tem pele seca, ok?

 

Alguns ácidos podem ser usados apenas semanalmente em sheet masks.

Fonte: Polina Kovaleva | Pexels 

C de Ácido Arcórbico - a famosa Vitamina C

Nossa famosa vitamina C! A vitamina C na sua versão pura também é um ácido, o ácido ascórbico e é um antioxidante muito eficaz. Antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres na pele, que são produzidos pelos raios ultravioleta e pela poluição. Por isso, combatem também as linhas de expressão e o envelhecimento cutâneo precoce. Além disso, esse ácido é também excelente no estímulo à produção de colágeno, o que é importantíssimo para a firmeza da pele.

 

Como usar

Você pode encontrá-la nos cosméticos com os seguintes nomes:

- Ácido ascórbico ou ácido l-ascórbico -- sua versão pura;

- Palmitato de Ascorbila ou dipalmitato de ascorbila -- formas derivadas da vitamina C nanoencapsuladas, mais estáveis e lipossolúveis, ou seja, solúveis em óleo; 

- Fosfato de ascorbil de magnésio -- um derivado solúvel em água.

Ele pode ser usado de dia e de noite sem problemas, e sempre em conjunto com o protetor, hen?

 

Dica de produtos

- Essência Facial Glamgirl com Vitamina C e Rosa Mosqueta para uso diário, noturno ou diurno;

- Máscara Noturna Glamgirl com Vitamina C e Rosa Mosqueta para uso diário e noturno;

- Máscara Facial New Face com Vitamina C de Camu Camu e Acerola para uso semanal;

Máscara Facial Océane Sérum Face Mask Vitamina C para uso semanal. 

 

Veja também:
Por que usar Vitamina C no rosto?
Sinais de que você precisa de mais vitaminas 

F de Ferúlico

O ácido ferúlico ainda não é tão famoso, mas deveria! Junto com a vitamina C e a vitamina E, é um maravilhoso antioxidante, que, como dissemos no item anterior, é importante para a prevenção do envelhecimento precoce da pele. Esse ácido ainda tem mais duas funções incríveis: ele serve como estabilizante para as vitaminas, ou seja, evita que elas oxidem e usando juntamente com o protetor solar, oferece ainda mais proteção ainda aos raios ultravioleta!

 

Como usar

Uso tópico em cosméticos, até 10%, juntamente com a vitamina C, E e o protetor solar pelas manhãs!

 

Dica de produtos

- Sérum Booster Dermatus Infusion C com Vitamina C 20%, Ácido Ferúlico, Vitamina E e Lírio Branco para uso diário matinal;

Sérum Antioxidante Vitamina C Luv Beauty com vitamina C nanoencapsulada, Resveratrol e Ácido Ferúlico para uso diário matinal.

Veja também: 5 dicas para driblar o envelhecimento da pele

A maioria dos ácidos pode ser encontrada na forma de sérum.

Fonte: Shiny Diamond | Pexels

G de Glicólico

O ácido glicólico é um AHA, do qual falamos um pouquinho lá na letra A! De origem natural, esse ácido é extraído da cana de açúcar e tem função esfoliante leve, uniformizando a textura da pele e melhorando a aparência de poros dilatados, além de também ajudar na produção de colágeno e, consequentemente, na renovação celular.

Como usar

Nos cosméticos de uso tópico, geralmente ele vem em concentração de até 10%. Recomendamos seu uso noturno, mesmo ele não sendo um ácido fotossensibilizante. De manhã, use sempre o protetor, combinado? 

Dica de produtos

Tônico Facial Luv Beauty com 7% de ácido glicólico para uso diário, de manhã e de noite, após o sabonete facial e antes do sérum e do hidratante;

Máscara Facial Beauty 4 Fun Pele Radiante com 5% de ácido glicólico para uso semanal. 

H de Hialurônico 

O ácido hialurônico é um dos mais famosos aqui na nossa lista! O hialurônico é um dos componentes naturais do preenchimento das células de vários tecidos no nosso corpo, incluindo a pele. Por isso, ele é um ótimo hidratante. Seu uso é excepcional para prevenir o surgimento de linhas finas, melhorar a produção de colágeno e, com isso, manter a pele firme, viçosa e macia. 

Como usar

Por ser um hidratante de toque leve, o ácido hialurônico é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as que são bastante oleosas! Lembrando que pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada, hen?

Como a nossa produção do ácido hialurônico na pele diminui a partir dos 25 anos, o seu uso é recomendado para pessoas que tenham a partir dessa idade. 

O ácido hialurônico é um dos mais versáteis aqui na lista, podendo estar presente do sabonete facial aos séruns. 

Dica de produtos

Sérum Facial Glamgirl com 2% de Ácido Hialurônico e Aloe Vera, para uso diário, de manhã e de noite;

Gel Hidratante Facial Glamgirl com Ácido Hialurônico e Vitamina C, para uso diário, de manhã e de noite;

Máscara Peel Off Glamgirl com Ácido Hialurônico e Vitamina C, para uso semanal.

 

Veja também: O que é o Ácido Hialurônico, para que serve e como usar?
 

K de Kójico

O ácido kójico leva esse nome por ser obtido a partir da fermentação do arroz branco, que se chama koji em japonês. Esse ácido é ingrediente despigmentante, ou seja, clareador. Por agir diretamente na inibição da tirosinase, o processo que produz a melanina, é perfeito para prevenir e combater manchas de idade, de gravidez e melasma. Além disso, ele também possui efeito o surgimento de rugas. 

E apesar de sua potência, ele pode ser usado até de dia! Sim, ele evita as manchas e ainda assim não é fotossensibilizante também!

 

Como usar 

Ele é encontrado nos cosméticos em concentração de até 5% para uso tópico. Basta usar na pele após a limpeza a noite e caprichar também no protetor solar no dia seguinte!


L de Lático

 

Mais um ácido da família dos AHA! Pelo nome, você já deve imaginar a origem dele: obtido do leite, atualmente também pode ser obtido da fermentação de outros açúcares. Ele é um dos AHAs mais suaves, que ajudam a melhorar a aparência de poros dilatados e a textura da pele. 

Como usar

Em cosméticos de uso tópico com concentração de até 5%! Pode ser usado de dia e de noite e, como de praxe, não esqueça do seu protetor!

Veja também: Como identificar seu tipo de pele e montar uma rotina de skincare para ela

 

A maioria dos ácidos é segura para o uso diário junto com o protetor solar.

Fonte: Sora Shimazaki | Pexels

 

M de Mandélico

O ácido mandélico é um dos queridinhos revelações de 2021! Pertencente aos AHA, o mandélico é, como os demais ácidos desse grupo, um esfoliante de ação química leve e possui também ação contra manchinhas causadas por acne ou pelo sol e também tem propriedades antiacneicas! Perfeito é pouco, né?

 

Como usar

Basta usar de forma tópica em cosméticos com concentração de até 7%! Pode ser usado de dia e de noite e, como sempre sugerimos, com o protetor solar em seguida!

 

R de Retinoico

O ácido retinoico é também conhecido como tretinoína e é um derivado da Vitamina A! Ele tem várias funções: reduz as linhas finas, melhora a textura da pele, reduz a acne e os comedões. Por ser bastante forte, esse só pode ser usado com prescrição médica, ok?

 

Como usar

Por ser bastante forte, ele é vendido sob prescrição médica. Caso você acredite que o uso desse ácido vai te beneficiar, consulte seu dermatologista! 

 

Ele é vendido em cremes com concentração de 2,5%; 5% e 10% para uso diário ou é usado em peelings químicos entre 10% e 20%. No peeling químico com a tretinoína, a pele descama bastante e é renovada no decorrer da semana seguinte. Os peelings devem sempre ser feitos por profissionais, combinado?

 

Nos dois tipos de uso, ele pode ter efeitos adversos como descamação excessiva, sensibilização da pele, ardência, vermelhidão e, principalmente, dermatite irritativa. Então realmente só use com prescrição, hen?

 

Além disso, ele também é fotossensibilizante, ou seja, só pode ser usado a noite e, no dia seguinte, o rosto deve ser lavado bem e o protetor solar é indispensável!

S de Salicílico

Já falamos um pouquinho sobre ele lá na letra B, de BHA! O ácido salicílico já é bastante conhecido por sua ação seborreguladora, ou seja, ele ajuda no controle da produção de sebo no rosto. Por isso, ele é um dos mais indicados para quem tem a pele bastante oleosa e até acneica! Além disso, ele também tem função antiinflamatória e antibacteriana, ajuda a desentupir os poros e regula a produção de queratina, que, em excesso, pode voltar a entupir os poros? Pouco maravilhoso, né?

 

Como usar

Nas concentrações de 0 a 2% para uso diário e pode ser usado de dia ou de noite! Em concentrações acima disso, apenas para peelings químicos feitos em consultórios de dermatologia. O peeling só deve ser feito em clínicas com acompanhamento profissional, combinado?

 

Dica de produtos

Máscara Facial Oceane Sérum Face Mask com Ácido Salicílico, para uso semanal;

Adesivos Mágicos Kocostar para Espinhas diretamente sobre espinhas inflamadas para ajudar a secá-las!

 

Peeling só com profissionais, hen?

Fonte: Polina Tankilevich | Pexels

T de Tranexâmico

O ácido tranexâmico é o aliado perfeito de quem tem manchas mais escuras no rosto, como melasma ou manchas de sol mais persistentes. Como ele bloqueia a pigmentação causada pelos raios ultravioleta, ele ajuda também na prevenção de novas manchas ao mesmo tempo em que age no clareamento da pele. 

Como usar

Aplicar apenas na área com manchas, durante a noite e no dia seguinte, lavar bem a pele e usar protetor solar em seguida para proteger a área afetada.

Z de azelaico

Ok, "roubamos" um pouco aqui na lista: não temos ácidos para skincare com Z, mas temos o aZelaico! Esse ingrediente é um ácido com efeito antibactericida que inibe o surgimento da acne causada por bactérias. Para usá-lo, basta aplicar em toda a área afetada a noite e, claro, no dia seguinte, usar o protetor (sim, não cansaremos de reiterar essa info até o fim do texto! hehehe).

Gostou das dicas? Todos os produtos mencionados na matéria estão disponíveis na Glamshop e com o desconto exclusivo para as Glamgirls!
Se você ainda não é uma Glamgirl, conheça os planos e escolha o que tem mais a sua cara aqui!
 

Artigos Relacionados: