O guia definitivo para cabelos coloridos - aprenda como pintar seu cabelo de uma cor fantasia!

Se você está trabalhando mais de casa, que tal inovar nas cores dos cabelos?

Há muito tempo, existem diversas cores além dos tons naturais, como loiro, preto e castanho disponíveis para trazermos um verdadeiro arco-íris para os nossos fios. Se você já estava pensando nisso, esse post é para você tirar todas as suas dúvidas e matar logo essa vontade!

 

1. Escolhendo a cor e onde aplicar

O primeiríssimo passo é escolher a cor e o estilo! Nós somos a favor de você usar sua criatividade, mas se você está com dúvidas, em 2021 as tendências de aplicações de cabelos coloridos são:

  • O clássico: uma só cor em todos os fios;

    Cabelo inteiro colorido de lavanda/lilás. Reprodução: Pinterest.

 

  • Ombré colorido: basicamente, é um degradê que começa da altura da orelha até o fim dos fios com a cor escolhida;

    Ombré azul em cabelo castanho médio. Reprodução: Pinterest.

 

  • Raiz colorida: o look anterior da Billie Eilish veio para ficar!

Billie Eilish com a raiz colorida em amarelo neon e o

comprimento em preto. Reprodução: Vanity Fair.

  • Peekaboo hair: peekaboo significa "esconde-esconde" em inglês. Consiste em pintar a parte de baixo dos fios, na nuca, deixando-os “escondidos” pela parte com a cor natural. Assim você só revela a parte colorida quando quiser;

    Parte colorida de vermelho na nuca, escondida por porção de cabelo natural,

em castanho médio. Reprodução: Pinterest.

 

  • Duas mechinhas frontais: nesse tipo, o cabelo é dividido ao meio e as duas mechas mais à frente da cabeça são coloridas;

    Mechas frontais rosa. Reprodução: Pinterest

 

  • Meio a meio: com o lançamento do filme da Cruela, esse tipo está super em alta! Mas não precisa só ser preto e branco, pode ser loiro e rosa, castanho e verde...

    Cabelo bicolor preto e laranja. Reprodução: Pinterest.

 

Se você já decidiu o tipo de aplicação, agora vamos às cores em alta!

 

  • Tons neon, como o amarelo também da Billie Eilish;

    Cabelo amarelo/verde neon. Reprodução: Pinterest

 

  • Tons pastéis, como azul-bebê e lavanda;

     Cabelo rosa pastel. Reprodução: Tumblr

  • Vermelho ou laranja intensos com salmão/pêssego;

    Cabelo com comprimento em vermelho fechado e pontas em salmão. Reprodução: Pinterest

 

  • Turquesa.

 Cabelo turquesa. Reprodução: Pinterest

 

2. Temporária ou permanente? 

Antes de comprar uma tinta, é importante saber por quanto tempo você quer ficar com esse novo look. Se você pretende ter um resultado mais duradouro, você deve optar por uma tinta permanente, que pode durar até mais de 2 meses sem retoque. Já se você quer um look mais momentâneo, deve escolher um tonalizante, que vai desbotando um pouquinho a cada lavagem e costuma não durar mais de 2 meses.

A vantagem dos tonalizantes é que existem mais cores disponíveis e também são mais fáceis de usar em misturinhas. Por exemplo, se você quer um tom rosa-bebê e não encontrou pronto, pode misturar uma tinta rosa escuro com creme branco para obter o tom ideal. A desvantagem é que caso a cor que quer alcançar só for possível com o tonalizante e você quiser ficar com ela por mais tempo, os retoques periódicos são necessários.

 

3. Descoloração prévia

 

Dependendo da cor natural dos seus cabelos e da cor que deseja alcançar, você vai precisar fazer uma descoloração. 

A descoloração é um procedimento químico que remove os pigmentos naturais de dentro dos fios. É o mesmo procedimento feito para ficar loira. 

Dá uma olhada no nosso guia para entender:

Tabela com a necessidade de descoloração prévia antes da aplicação de uma tinta de cor fantasia.

Criada pela Glambox, 2021.

Se você precisa e está acostumada a fazer uma descoloração, recomendamos o uso da água oxigenada EFAC de 30 volumes, que é um volume seguro para uma descoloração eficaz junto com o pó descolorante azul Blond Ambition, também da EFAC que por ser azul, evita que o cabelo fique amarelado no final do procedimento e, assim, evita também que a cor que você escolheu fique diferente da esperada. 

Para a descoloração, siga o passo a passo:

1. Pegue um pote de vidro ou plástico para misturar a água oxigenada e o pó descolorante;

2. Pegue também uma colher de plástico para medir e mexer a mistura. Atenção: nunca use utensílios de metal, que podem afetar a reação química entre os ingredientes.

3. Para cada colher de de pó descolorante, acrescente duas colheres de água oxigenada.

4. Misture bem! Seu descolorante precisa ficar bem uniforme para que o cabelo fique também!

5. Agora é só passar no cabelo:

- Para uma descoloração global, ou seja, em todo o cabelo, comece aplicando nas raízes, mesmo que seu cabelo seja todo natural, e vá passando gradativamente para todo o comprimento;

- Se seu objetivo é o peekaboo ou o meio a meio, prenda a parte que ficará natural com um elástico e "embale" com uma folha de papel alumínio para evitar que encoste com a parte do cabelo que receberá o descolorante;

- Se você quer ombré ou raiz colorida, faça sua descoloração em um salão. O procedimento desses casos é mais difícil de ser replicado em casa. 

6. Deixe o produto agir entre 15 a 40 minutos, dependendo do nível de clareamento desejado. Não ultrapasse o tempo recomendado para que os fios não quebrem!

7. Entre no banho para enxaguar. Enxágue até que a água saia limpinha. Não aplique shampoo! A descoloração remove, além dos pigmentos dos fios, todas as impurezas também. Nesse momento, você pode fazer já uma reconstrução. Nós recomendamos a máscara Desemborracha da Beautech, que possui um mix proteínas vegetais especialmente para reconstruir a fibra capilar danificada ou a máscara Resgata Fios da Dabelle, que possui queratina, vitamina E e pró-B5. Evite secar ou pranchar após o procedimento.

 

4. Aplicando a cor 

Após a descoloração (ou não, se o seu não precisar), é hora da tinta! Então vamos ao passo a passo:

1. Se você deseja fazer a aplicação de um tonalizante no mesmo dia da descoloração, volte ao passo 7 acima e, no lugar de entrar com a reconstrução, apenas enxágue e seque levemente o cabelo com uma toalha. No caso de uma tinta permanente, espere cerca de 15 dias entre uma química e a outra, para evitar fragilizar demasiadamente seu cabelo.

2. Tanto no caso da tinta e do tonalizante, separe um pote de vidro ou plástico e um pincel. 

3. O tonalizante não precisa ser misturado, a não ser que você queira um tom mais claro. Nesse caso, misture com creme branco até obter a proporção desejada. 

4. No caso da tinta, misture os componentes conforme instruções da embalagem do fabricante.

5. Prenda as partes que você quer manter naturais e "embale" com papel alumínio. Para uma coloração em todos os fios, separe o cabelo em 4 partes iguais e prenda-as com um prendedor plástico.

6. Deixe o tempo de ação indicado pelo fabricante.

7. Enxágue no seu banho até a água sair limpinha. Em seguida, se você usou tinta, entre também com uma reconstrução com a  a máscara Desemborracha da Beautech ou a máscara Resgata Fios da Dabelle, para recuperar a fibra capilar danificada .  Se usou tonalizante, entre com uma máscara hidratante - nós sugerimos a máscara de Aloe Vera da Phinna Cosméticos, perfeita para uma hidratação potente. 

Confira o post sobre como recuperar cabelos elásticos ou emborrachados. Dica master: também serve para prevenir essa situação e tem um cronograma capilar prontinho para seguir!

5. Cuidados especiais

Depois de descolorir e pintar seu cabelo, você vai precisar adotar cuidados novos. Isso porque a descoloração deixa os fios mais fragilizados e a coloração pode desbotar com o uso de produtos inadequados. 

Para proteger seus fios, uma boa pedida é deixar de lavar o cabelo todos os dias, evitar o uso da chapinha e do secador e investir em produtos específicos para cabelos tingidos. 

Por fim, fique de olho no retoque e se você não tiver experiência, faça com um profissional para não ter uma quebra química, por exemplo. 

Confira o post sobre todos os cuidados com um cabelo platinado: como o seu passou por uma descoloração, esses cuidados também servem para você!

 

Se você curtiu as dicas, vai amar ser uma Glamgirl! Com uma assinatura mensal, você recebe mais de R$200 em produtos de beleza, incluindo muitos para cuidar dos seus fios renovados! Conheça nossos planos e revigore seu cabelo já!


Artigos Relacionados: