O que é streetwear e looks para se inspirar

Saiba como incorporar elementos do estilo streetwear nas suas composições!

 

 

O streetwear é, em linhas gerais, um estilo que materializa a mistura de influências. Ela é parte da moda como outros estilos, traz uma forma de expressão, de comportamento, estilo de vida... Assim, o estilo é manifestado de diferentes formas de lugar para lugar, ou seja, são únicas em cada país, apesar da globalização e das origens em comum nos elementos usados.

 

Vem ver mais sobre algumas das influências!

 

A origem do estilo street 

 

O streetwear é o resultado de um conjunto de influências de vários movimentos em diversos países do mundo. Portanto, não é possível apontar um único lugar e época onde o streetwear que temos hoje surgiu. Muitas vezes, aponta-se o "ponto de partida" na Califórnia, entre skatistas e surfistas na década de 80, mas muitos elementos vem de antes disso e também do Japão e da Europa!

Uma parte do streetwear deriva do sportswear. E a "mãe" do sportswear é a estilista Bonnie Cashin, criadora da marca Bonnie Cashin Designs: nos anos 50, ela foi na contramão das tendências super femininas da época, criando modelos simplificados, mais retos e confortáveis. Além disso, cansada de lidar com apenas um fornecedor, ela começou a trabalhar com variados fornecedores, o que permitiu a diminuição dos custos de produção de suas peças e, consequentemente, a popularização de sua marca. 

 

A estilista Bonnie Cashin

 

A popularização do sportswear também deve-se muito à Lycra: o elastano, criado pela empresa DuPont em 1958, foi rapidamente adotado por diversas marcas nos anos 60 em meias-calças, inclusive Emilio Pucci, e, depois, nas famosas leggings. As leggings começaram como item de academia, mas devido ao seu conforto, foram ganhando espaço fora dos ginásios e, com isso, levando outras peças do look fitness para fora com ela.

Já pulando para os anos 80, os skatistas procuravam peças de roupas confortáveis e largas para realizarem seus movimentos. Nesse contexto, vários começaram a criar as próprias peças e, eventualmente, misturando referências de outros estilos, como o punk, montando suas marcas e vendendo para outros esportistas. Incluso nessa leva está a marca Stüssy, do surfista Shawn Stussy que, originalmente, fabricava e vendia pranchas de surf na Califórnia.

O estilo se espalhou entre não-praticantes de esportes e incorporando mais elementos, inclusive da música e, com isso, acabou se transformando e sendo bastante disseminado por cantores, principalmente rappers.

Entre as principais influências femininas, temos Lil Kim, Queen Latifah e Missy Elliott, que começaram no estilo nos anos 90 e continuam sendo estilosíssimas!

Um look super basiquinho da Missy Elliott em 2018

 

Hoje, uma das maiores grifes de streetwear é a Supreme: a marca trabalha com “drops”, que são lançamentos com subcultura própria. James Jebbia em 1994, em SoHo, Manhattan, NY. Outra marca é a Off-White, liderada pelo designer Virgil Abloh -- um dos poucos fashion designers negros na moda. Virgil inclusive defende que o streetwear é uma forma de arte, já que é uma forma legítima de expressão entre jovens de todo o mundo.

Agora vamos às dicas do que você pode incorporar nos seus looks?

 

Tênis

 

Um dos principais elementos do street style é o tênis. Isso porque o tênis remonta aos calçados usados em diversos esportes: desde o basquete até o skate (sim, ele de novo!). Antes restritos às quadras e pistas, o tênis foi ganhando o asfalto e, com isso, diversos modelos criados só para isso foram surgindo. 

O modelo mais usado herdado do basquete é o Nike Jordan Air, enquanto o herdado do skate é o Vans Old Skool. Mas os modelos adotados no streetwear não se restringem só a esses dois nem a modelos desses dois esportes: a Adidas e a New Balance têm vários que são muito usados e provenientes do tênis (o esporte) e da corrida, por exemplo.

 

Look com calça cargo, camiseta no estilo bootleg e Air Jordan 1

 

A criadora de conteúdo @kvremkeiko com camisa do Corinthians, calça xadrez da @nofuturebrand,

tênis Vans Old Skool quadriculado e bucket hat preto

 

Além delas, diversas outras marcas foram aos poucos integrando o rol dos favoritos dos adeptos do estilo sem terem tido relação com o esporte: a Nike tem um Air Jordan em colaboração com a marca de luxo Christian Dior; a Balenciaga criou um modelo que segue bem a linha “dad sneakers”, o Triple S e até alguns modelos da Burberry passaram a estrelar os looks dos adeptos. 

Mas, lembrando, o estilo streetwear é muitíssimo abrangente e quem curte colecionar itens de grifes leva o nome de “hype beast”. No entanto, para ser adepto do estilo ou mesmo só usar um ou outro look no dia a dia, você não precisa ser um “hype beast”, ou seja, você pode querer comprar, sim, seu Jordan da Dior, mas não estará fora de estilo se usar um tênis mais simples e igualmente estiloso. 

 

Calças

As calças usadas tanto por homens e mulheres são, geralmente, largas, como baggys e joggers. Já os materiais variam: tactel, cargo, moletom, elastano (olha a Lycra aí!)... As marcas esportivas como Fila, Puma, e, novamente, Nike e Adidas sempre têm vários modelos, mas muitos adeptos também apreciam imensamente as marcas independentes de moda e de skate! Por exemplo, nós aqui gostamos muito das marcas Riot e Mycro Cosmos Pants, com produção própria.

 

 

 

 

Look da @lojariot_oficial com calça cargo preta,

camiseta de manga comprida amarela e Air Force 1 da Nike 

 

@fiuza_isa com calça jogger da @mycrocosmopants, moletom verde

escuro e tênis preto com solado branco

 

 

Camisetas

 

As camisetas são outro ponto chave no look! E nessa, existem inúmeras marcas: desde as marcas esportivas até, novamente, as independentes, com destaque para as nacionais! Sempre recomendamos incentivar a produção local! Dá uma conferida no nosso vídeo sobre slow fashion e 5 dicas para comprar roupas de forma sustentável! :) 

Listamos aqui algumas marcas independentes e de nicho com camisetas básicas e estampadas:

https://www.bawclothing.com.br/

https://www.bolovo.com.br/

https://www.stayugly.com.br/

Look da @baw_official com camiseta branca estampada e calça jeans baggy preta

https://www.pietsp.com/

https://www.surrealsaopaulo.com/

https://www.nofuturebrand.com/

 

Look da @nofuturebrand com camiseta estampada nas costas,

calça cargo e Converse All Star básico preto

 

Blusas

E quando esfria? A melhor coisa para se manter quentinha e se manter no street fashion são os moletons, blusas em tactel e as blusas corta-vento. Mais uma vez, aqui entram as marcas de esporte e independentes. Confira a Poema Store, que faz blusas corta-vento de tudo quanto são cores e com tecidos reutilizados!

 

A rapper @cristal com blusa em tactel com detalhes

refletivos da @lojaverse

 

Acessórios

Para fechar, nada melhor que algum acessório, certo? Nesse estio, os principais são correntes, bonés, o chapéu bucket hat (que parece um chapéu de praia curtinho, sabe?) ou uma touca estilo beanie (que é mais curtinha e tem a borda dobrada para fora). 

Dá uma olhada nas lojas Use Beanie, Korova e 5upero para encontrar seu headwear!

 

A ilustradora @rafaellavanni com boné Supreme

e Nike Air Max 90 Orange Camo

 

E aí, gostou das dicas?

Aproveite para se inscrever no nosso Youtube e ficar ligada nas novidades de moda e beleza!

E agora já com o look pronto, você já viu nosso vídeo sobre as tendências de beleza para 2021? Vem ver aqui!


Artigos Relacionados: