Como identificar seu tipo de pele e montar uma rotina de skincare para ela

Entenda qual é o seu tipo de pele e aprenda os cuidados certos para você!

O skincare é um assunto que amamos ver em alta e cada vez mais acessível para mais pessoas! Afinal, cuidar da própria pele é tirar um momento para si mesma, entender mais sobre o próprio corpo, cultivar a autoestima e cuidar da saúde.

Além disso, a rotina de skincare pode acabar precedendo mais mudanças positivas na sua vida, como ingerir mais água, alimentos diversificados!

Com o tempo, você vai entendendo o que funciona ou não para a sua pele. Mas para começar com o pé direito, hoje vamos falar das dúvidas mais comuns!

Como identificar meu tipo de pele?

Antes de falarmos dos tipos, tenha em mente que todos os tipos de pele são normais! Cada uma tem suas características e é importante entender a sua para que você opte por produtos mais adequados para ela. Buscar o equilíbrio em uma pele seca ou oleosa não significa que elas tenham menos valor que uma pele normal, apenas que podemos regular a produção de oleosidade, protegendo-a do ressecamento ou da acne.

Também é importante notar que podemos ter um tipo de pele em cada fase da nossa vida e isso não significa que há algo de errado! A pele faz parte do corpo e é viva, dinâmica, mutável. A pele de uma adolescente, de uma jovem adulta e de uma mulher madura são bem diferentes. É importante ir acompanhando os sinais da sua pele e ir se adequando para mantê-la sempre saudável e feliz!   

Pele oleosa

A pele oleosa produz mais oleosidade que o necessário e, por isso, pode ter um aspecto brilhante, poros dilatados e maior incidência de cravos e acne do que nos outros tipos de pele.

Pode ser causada por questões hormonais, excesso de exposição ao sol e consumo de alimentos ricos em gordura, mas pode ser, sim, apenas o seu jeitinho e não tem nada de errado nisso!

Por causa do nosso clima, é um dos tipos mais comuns de pele no Brasil.

Pele seca

A pele seca, ao contrário da oleosa, produz oleosidade "de menos" e tem dificuldade em reter água. Isso acaba deixando a pele ressecada, e, por isso, mais propensa à descamação, vermelhidão e surgimento de linhas de expressão.

A pele seca, assim como a oleosa, também pode ser causada por fatores externos, como o clima frio e vento, banhos excessivamente quentes; questões hormonais como problemas na tireoide, mas também pode não estar relacionada com nada disso e ser apenas o jeitinho da pele ser ela.

Pele normal

A pele normal tem a produção equilibrada de oleosidade, assim, não apresenta excesso de brilho nem ressecamento. É legal saber que em alguns momentos da nossa vida, nossa pele pode estar normal e, em outros, mais oleosa ou mais seca. Isso é normal!

Ah, e note que ter uma oleosidade equilibrada não significa que ela tenha o toque seco. É possível sentir um pouco de oleosidade na sua superfície, mas que não causa aquela aparência mais pesada. Ou seja: uma pele sem nada de oleosidade não existe e se tiver muito pouca, é uma pele seca e que carece de mais de proteção. 

 

Pele mista

A pele mista tem a oleosidade controlada em algumas áreas do rosto e excessiva em outros -- geralmente, na zona T, composta pela testa, nariz e queixo. É o caso de pessoas que tem, por exemplo, as bochechas com oleosidade na medida, mas ficam com os cantinhos do nariz com mais cravos. 

 

Pele sensível

A pele sensível não diz respeito à quantidade de oleosidade produzida pela pele, mas sim à sua baixa tolerância a substâncias e propensão a reações adversas. Assim, uma pele pode ser oleosa e sensível, por exemplo.

Entre as reações que a pele pode apresentar após o contato com alguma substância sensibilizante, estão coceira, vermelhidão, descamação e manchas.

Assim como no caso da produção sebácea, pode estar ligada a questões hormonais, como na gravidez; climáticas, mas também pode ser uma característica própria da sua pele. Agora, é só aprener a cuidar bem dela! 

 

Para identificar a sua

Faça sua rotina como de costume pela manhã. Não lave o rosto durante a tarde. Observe a aparência da sua pele ao final do dia, por volta de 12h após o momento em que você fez seu skincare. Cheque se ela está bastante oleosa em toda a face ou apenas na zona T, se está ressecada em regiões como a lateral do nariz.

Se estiver na dúvida, pegue um lenço de papel e passe delicadamente pela testa e veja o quão oleoso a folhinha fica. Por fim, para tirar a dúvida, passe outro lencinho na mandíbula, entre o queixo e a orelha.

Se sua pele for mista, ela pode estar oleosa na testa, mas provavelmente não estará na mandíbula. Já se for oleosa, estará nas duas áreas. Se sua pele for normal, o papel apresentará um pouquinho de oleosidade, mas sem exageros. Se for seca, pode ser até desconfortável passar o lenço na pele! 

Para montar a sua rotina

Todos os tipos de pele precisam das mesmas etapas: limpeza, tratamento, hidratação e proteção. Nenhum dos tipos precisa de limpeza mais do que duas vezes por dia e em todos os casos, o uso de um protetor solar na etapa de proteção da rotina diurna é imprescindível. 

Dito isso, vamos às particularidades de cada rotina!

  

Rotina para a pele seca

A pele seca tem a barreira cutânea mais vulnerável pela falta de hidratação. Por isso, se esse é o seu tipo de pele, beba bastanta água para manter a pele o mais hidratada possível, evite banhos muito quentes, que podem sensibilizar a tez delicada do rosto e invista em um sabonete que limpe a pele suavemente e em uma hidratação potente para reter a umidade natural.

A pele mais seca se beneficia bastante do uso do Ácido Hialurônico e da Aloe Vera por serem ativos hidratantes e que são levinhos, rapidamente absorvidos!

 

Sugestão de rotina 

Limpeza: aposte no double cleansing, a limpeza feita com um óleo de limpeza e com o sabonete. A aplicação do óleo evitará que o sabonete resseque seu rosto. Para o óleo, sugerimos o Cleansing Oil Glamgirl, que tem um custo-benefício incrível: o frasco de 120ml pode durar até 3 meses (!) e o Sabonete Facial Glamgirl, que promove uma limpeza bem suave com Ácido Hialurônico e Aloe Vera, que já vão abrindo caminho para a hidratação e dão uma sensação de frescor sem ficar "repuxando". Confira o kit com os dois produtos juntos com desconto! 

Tratamento: Nessa etapa, você pode e deve reforçar a próxima etapa, de hidratação. Por isso, sugerimos o uso de um sérum e/ou uma essência com ativos que ajudem a pele a reter a umidade antes do uso do hidratante. A Glamgirl tem o Sérum Facial com concentração de 2% de Ácido Hialurônico, ideal para não só hidratar como também amenizar linhas de expressão; Essência Facial com Rosa Mosqueta e Vitamina C, que são hidratantes e antioxidantes e, portanto, ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da cútis.  

Hidratação: A etapa indispensável para o seu tipo de pele! O Gel Hidratante da Glamgirl é rico em Ácido Hialurônico e Vitamina C, ideal para dar sequência à etapa de tratamento caprichada. 

Proteção: Para finalizar a rotina diurna, nunca dispense o uso do protetor solar. Mesmo se não for sair de casa, é importante atentar-se se a sua exposição à luz azul pode ser prejudicial para a pele também! Já a noite, você pode dar uma mãozinha a mais para a hidratação da sua pele apostando em uma máscara de uso noturno. A Glamgirl já tem uma máscara para esse uso, sem enxágue, com Vitamina C e Rosa Mosqueta, que combina com as demais etapas! 

 

Rotina para a pele mista ou oleosa

Não caia na tentação de lavar seu rosto mais de duas vezes por dia! Exagerar na etapa de limpeza pode acabar causando o eeito rebote: quando você remove toda a oleosidade da pele, ela "entende" que está produzindo pouco e passa a produzir ainda mais! Por isso, procure lavar só uma vez pela manhã e outra a noite com produtos que ajudam a sua pele a regular a produção de oleosidade. Afinal, o certo é "nem de mais, nem de menos"!

Além disso, procure evitar a água quente, espremer cravos e espinhas, produtos com álcool na composição e usar produtos secativos nas lesões. 

 

Sugestão de rotina 

Limpeza: aposte em um sabonete líquido, que limpa a pele gentilmente e, em seguida um tônico adstringente, para desincrustrar os poros. A Glamgirl tem o Sabonete Líquido Facial com Ácido Hialurônico e Aloe Vera que ajudam a hidratar e acalmar a pele e o Tônico Facial com Vitamina C.

Tratamento: Nessa etapa, você pode reforçar a hidratação da próxima etapa, sem o uso de nenhum tipo de óleo nem outros ativos que "entopem" os poros, como a argila! A Máscara Facial Detox tem argila verde e oligoelementos que, juntos, removem as impurezas e tem efeito antioxidante.  Você pode também fazer uma limpeza profunda para ir ajudando na redução dos cravos e da acne com um esfoliante, como o Esfoliante Glamgirl com apricot e cristais de quartzo!

Hidratação: Pele oleosa não significa necessariamente pele hidratada, viu? Não pule essa etapa. Opte por um hidratante com textura aquosa ou em gel, assim você ajuda a pele a se manter saudável sem o acabemento de um creme. Exemplo de produto adequado para o seu tipo de pele é o Gel Hidratante da Glamgirl é rico em Ácido Hialurônico e Vitamina C, ideal para dar sequência à etapa de tratamento caprichada. 

Proteção: De dia, sempre use o protetor solar, que protege a pele do envelhecimento precoce e de manchinhas, inclusive as marquinhas de acne! Já a noite, no caso das peles oleosas, reforce a dose do seu gel hidratante. No caso das peles mistas, você pode acrescentar algumas vezes na semana uma máscara hidratante noturna, sem enxágue.

 

 

Rotina da pele normal

A pele normal absorve e retém facilmente a umidade, produz oleosidade na medida certa, então só resta zelar por esse equilíbrio! Assim como as demais, não demanda que seja limpa mais do que duas vezes ao dia e também requer o uso do protetor solar sempre!

Vem ver a sugestão de uma rotina completinha: 

Limpeza: a pele normal pode usar o double cleansing e o tônico! Assim, você se livra de todos os resíduos da pele e ainda fica sempre com oleosidade em dia. A primeira etapa, é, então o Cleansing Oil Glamgirl, em segundo, o Sabonete Facial Glamgirl e, por último, o Tônico Facial. Essa etapa de limpeza bem etalhada é ótima para quem usa maquiagem ou passa bastante tempo fora de casa, mas se esse não é o seu caso, você pode usar só o sabonete ou fazer só o double cleansing sem o tônico. Depende de você! 

Tratamento: Aqui é o momento de você cuidar mais de linhas de expressão, manchinhas e outras características, já que pode ficar um pouquinho menos preocupada com a oleosidade e com a hidratação. Sugerimos o uso da Essência Facial com Rosa Mosqueta e Vitamina C, que ajuda na prevenção dos sinais do tempo. 

Hidratação: Aqui a sua missão é preservar a hidratação! Então, nada de displicência com essa etapa, hen? O Gel Hidratante da Glamgirl é rico em Ácido Hialurônico e Vitamina C, que além de te ajudarem a manter a hidratação que sua pele já tem, oferece também ação antioxidante e antiidade. 

Proteção: Como mencionamos na introdução, o protetor solar é indispensável. Leve com você na bolsa! A noite, aposte na máscara hidratante noturna até 3x na semana.

 

Agora que você já sabe tudo sobre como alimentar as necessidades da sua pele, conheça a linha completa da Glamgirl! Nossa marca própria foi criada ouvindo as principais expectativas das nossas Glamgirls em relação a uma rotina de skincare e respeitando a pele real. Ah, e assinantes da Glambox têm desconto e frete grátis! 


Artigos Relacionados: