Como escolher seu perfume ideal

Se tem um item que amamos ter sempre é o perfume. Muitas pessoas escolhem um perfume em uma loja física, a partir da experimentação. Mas você sabia que existem famílias olfativas e que sabendo as suas preferidas, pode encontrar várias outras fragrâncias que curta? Você sabia também que existem fragrâncias que combinam mais com dias quentes, outros mais adequados para a noite e até os que são versáteis, que podem servir para ambos?

É disso tudo que vamos tratar hoje nessa MAG! Assim, você vai aprender a identificar muito mais facilmente um perfume que é a sua cara, entender o que é fixação, projeção, notas de fundo e muito mais!
 

Primeiro de tudo: o que é um perfume?



O perfume é, em linhas gerais, uma combinação entre diferentes fragrâncias e diluentes para produzir um aroma.

Fragrância é uma mistura de matérias-primas, como óleos essenciais extraídos de flores ou essências produzidas sinteticamente. Ah, importante notar que não há diferença entre a qualidade dos ingredientes naturais e sintéticos: na perfumaria, os ingredientes produzidos sinteticamente existem para proporcionar aromas inéditos ou substituir óleos naturais de obtenção dificílima ou de origem animal, como o âmbar gris, originalmente extraído de baleias.

Os diluentes são a base do perfume, acrescentados às essências para chegar a uma consistência líquida e em concentração agradáveis para o uso. Na maioria dos perfumes, os diluentes usados são o álcool e a água deionizada.

Os perfumes têm diferentes classificações de acordo com a razão entre diluentes e essências e você já deve ter ouvido falar de alguma delas: Eau de Parfum, Eau de Toilette Eau de Cologne. Falaremos sobre cada uma delas logo, logo!
 

Fixação, projeção e silagem

 

O termo fixação é o mais conhecido: refere-se a quanto tempo um perfume dura na pele após a aplicação, por quanto tempo quanto aquele aroma pode ser sentido. Vários fatores influenciam nessa duração: desde à família olfativa predominante do perfume à hidratação da pele e o bom armazenamento do perfume em casa, longe do calor excessivo, por exemplo.

Projeção é o quanto um perfume exala e pode ser sentido por outras pessoas que estejam perto de você. Você pode ouvir expressões como "projeção rente à pele" ou "projeção intimista", que significam que aquele perfume é sentido apenas por quem está pertinho; existem também os "perfumes bomba", que são os que projetam bastante, bem bem chamativos! A escolha varia de pessoa para pessoa. 
 
silagem é bem parecida com a projeção, mas é o quanto o seu perfume pode ser sentido depois que você já saiu de um ambiente. Pode ser também chamada informalmente de rastro.  

 

EDP, EDT e EDC?

 

Como falamos mais acima, os perfumes são classificados de acordo com a relação entre a concentração que eles têm de essências e de solventes. É importante entender esses nomes para que, na hora da compra, você saiba encontrar o que mais te agrada, afinal, quanto maior o nível das essências, mais intensa é a fragrância. Se você prefere perfumes com uma projeção mais forte, por exemplo, é interessante procurar justamente os perfumes com alta concentração de essências. 

Importante também ressaltar que as categorias não definem se um perfume é bom ou ruim, apenas a concentração. A qualidade está muito mais ligada à combinação de notas criada pelos perfumistas que criaram aquele perfume, e às matérias-primas. 

Vamos às nomenclaturas: 

Eau de Parfum: possuem de 10% até 25% (!) de essência. Têm fixação bem longa e são os mais marcantes. Perfeito para quem gosta de uma projeção alta. 

Eau de Toilette: 
também conhecidos como água de banho, são perfumes com concentração de 4% até 15% de essência. Têm fixação de até 8h.

Eau de Cologne: 
a água de colônia ou somente colônia é a opção mais leve, com concentração variando até 5% de essência. 
 


O que são as notas e as famílias olfativas

 
Athena: Oriental floral
Mulier: Floral amadeirado
Party Girl: Floral amadeirado

Se você já comprou algum perfume, já deve ter se deparado com descrições como floral frutal ou oriental amadeirado.

Notas de saída, de cabeça ou de topo: São as notas que você sente assim que borrifa o perfume, as primeiras que podemos sentir. Como essas são mais voláteis, o aroma delas passa mais rápido que as demais. Então no caso dos perfumes, vale se atentar a todas as notas e não se apegar somente à primeira impressão! 
Notas de coração ou de corpoEssas são as notas que você mais sente durante o tempo em que estiver usando o perfume. São menos voláteis que as de saída e, portanto, aparecerem mais conforme as primeiras vão ficando mais suaves. 
 
Notas de fundo ou de base: são as notas menos voláteis de todas usadas na composição da fragrância e, por isso, têm a maior fixação. Ou seja, se você aplica um perfume pela manhã antes de ir ao trabalho, ao fim do dia são as notas de fundo que você sentirá. 

Sabendo o que são as notas, você já pode ter uma noção se vai curtir um perfume ao ler sobre ele, antes mesmo de provar! Por exemplo, se você gosta de aromas de flores e de frutas, vai adorar o 521 Vip Rosé da Amakha Paris, que tem essências de damasco, ameixa branca, rosas damascenas e rosas da Túrquia.

Todas as notas pertencem a grupos maiores que englobam vários aromas com semelhanças. Esses grupos são as famílias olfativas. Elas são importantes para descrever um perfume sem mencionar todas as notas. Por exemplo, o perfume Felina, da Amakha Paris, têm notas de folhas de ruibarbo, flor de laranjeira, ylang ylang, sândalo e várias outras. Para não precisar falar de todas, podemos descrevê-lo simplesmente como oriental floral, classificando-o de acordo com as características em comum que essas essências possuem.

Muitos perfumes têm nomes duplos ou triplos, como "floral frutal" ou até "floral frutal oriental". O primeiro nome é a família principal, seguida pelas famílias das demais notas usadas na composição.



Vamos conhecer as principais famílias e os principais aromas!

 
Uma das principais famílias olfativas em perfumes femininos é a floral.
Reprodução: Pexels

Cítrico: 
são leves, refrescantes e frescos, como o limão e o grapefruit (toranja).
Dica de perfume: Be You, da Amakha Paris, com notas de tangerina, limão siciliano, flor de gengibre, benjoim, entre outras.
Floral: cheiros que parecem te transportar para um jardim. Podem ser formados por várias flores (bouquet) ou só uma. Exemplos são a rosa e a tuberosa.
Dica de perfume: Attractive, da Amakha Paris, com flor de laranjeira, jacinto, lírio, jasmim de Marrocos, entre outras notas.
 
Frutal: 
têm aroma mais adocicado, como frutas vermelhas, mas natural. 
Dica de perfume: Night's Lady, da Amakha Paris, com notas de frutas, cacau e pimenta-rosa.
 
Oriental: 
são notas quentes, podendo ser moderadamente doces ou mais próximas de especiarias, como a baunilha, incenso e canela.
Dica de perfume: GD, da Amakha Paris, com notas de especiado quente, cacau, tuberosa e balsâmico.

Amadeirado: os aromas amadeirados são mais terrosos, secos, bem característicos de madeira recém-cortada ou de folhas úmidas. 
Exemplos são o sândalo e oud.
Dica de perfume: Alen, da Amakha Paris, com notas de madeira equilibradas com jasmim e âmbar.

Chipre: 
os chipres são uma combinação de frescor cítrico com amadeirado suave.
Dica de perfume: Chic Woman, da Amakha Paris, que combina a fava tonka com notas florais e frutais.

Gourmand: são aromas que parecem saído de uma doceria
, como marshmallow, chocolate, praliné!
Dica de perfume: Angelina, da Amakha Paris, com caramelo, chocolate e baunilha balanceadas com notas mais florais e cítricas.


Como fazer o perfume durar mais na pele?

 

 
Vários fatores influenciam na fixação de um perfume -- e em alguns deles, podemos dar uma ajudinha para a pele! 

Confira os principais influenciadores e como fazer o seu durar mais tempo:

Armazenamento: mantenha sempre seu perfume na caixinha em que ele vem, longe da luz e do calor excessivos. Isso evita que ingredientes evaporem mais rápido e que essências naturais mudem de consistência ou até oxidem! Então nada de guardar no banheiro, onde seu perfume fica sujeito aos vapores quentes do banho, nem em prateleiras perto de janelas. Prefira deixá-lo dentro de uma gaveta no quarto, por exemplo.

Oleosidade da pele: se a sua pele é muito seca, isso pode dificultar a fixação do perfume. Sugerimos que beba bastante água para ajudar na hidratação da pele e use um hidratante regularmente para reduzir o ressecamento da pele e, se necessário, um hidratante leve e sem perfume pelo menos 15 minutos antes de aplicar sua fragrância! Se preferir, algumas marcas, como a Amakha Paris, têm linhas de hidratantes com os mesmos ingredientes dos perfumes. Eles são excelentes para você usar no lugar do hidratante sem perfume e fixar melhor as essências na pele.

Clima: quanto mais quente o dia e maior a nossa transpiração, maior a dificuldade para o perfume se fixar na pele. Portanto, em dias mais quentes, aposte em perfumes mais leves e frescos para que você possa reaplicar durante o dia sem o risco de ficar forte demais com a sobreposição.

 

E onde aplicar o perfume?

 
Reprodução: Pexels

As melhores regiões são aquelas com bastante circulação sanguínea, tais como os já habituais pescoço e pulsos, mas também atrás das orelhas, na nuca, meio dos braços. O importante é deixá-lo secar naturalmente e evitar esfregar para que não faça-o evaporar mais rápido!


Agora que você sabe tudo sobre como encontrar o seu perfume, encontre o seu favorito com Amakha Paris


Artigos Relacionados: