Os Corsets voltaram com tudo! Conheça origem, variações e mais!

Quer saber o que é e como usar o corset ou corsete? Vem com a gente nessa MAG que te explicamos isso e muito mais!

Os corsets estão voltando a aparecer nas passarelas e no dia a dia, o que aumenta nossa curiosidade sobre eles, né? Quando se lembra que artistas como Cleo Pires usam corsets para reduzir medidas, a curiosidade só aumenta! Entender para que eles servem, quais os tipos, sua origem e se você deve ou não investir em um são perguntas comuns de surgirem, e estamos aqui para te ajudar a respondê-las! Bora entender mais sobre os corsets?

 

O que é o Corset

O corset é uma peça de roupa cortadas com múltiplas camadas e painéis, unidas com a ajuda de hastes firmes que podem ser de aço, plástico, junco, vime ou até cartilagens de baleia, que são chamadas (até por esse último componente) de barbatanas. Eles podem contar com amarração frontal e nas costas, mas o mínimo a ser encontrado será amarração com ilhós reforçados nas costas, que ajudarão na hora de puxar as cordas e reforçar a estrutura e a forma do corpo.

 

 

É importante dizer que os corsets mais indicados são os feitos sob medida ou ajustado para suas proporções e tipos de corpo, já que assim se evita desconforto, desgaste da peça e até machucados que podem vir com mau uso. Além disso existem diferentes tipos de corsets a serem considerados, com as variações mais comuns sendo modelos próprios para uso diário, modelagem de cintura e treinamento de postura e os mais elegantes e com objetivos estéticos, normalmente usados para eventos de gala.

 

Segundo especialistas, o uso do corset tem que ter cuidados e precauções para que seu uso tenha o máximo de proveito.

 

Dicas e precauções

Como já comentamos, é essencial que, para se adotar o corset como peça constante, ele seja feito sob medida para o seu corpo, para que não ajude, e sim modele e eduque a postura e a silhueta. Além disso, o ideal é que se use o corset de 6 a 8 horas diárias, e caso se planeje ficar por mais tempo você faça exercícios abdominais para reforçar a resistência e musculatura da área, que vai acabar se acostumando de estar com esse suporte.

 

Alguns especialistas também apontam que uma consulta com um médico de confiança também pode ajudar a descartar qualquer contra indicação que possa existir, porque afinal queremos só coisas boas ao adotar um novo estilo de vida, né?

 

Origem do Corset

As histórias conflitam um pouco sobre qual é a origem real do corset, com alguns dizendo que eles existem desde a Idade Média na Europa, mas a versão mais aceita pelos historiadores é que a peça começou a aparecer nos círculos da alta sociedade no século XVI. E é importante pontuar: Essas peças não foram feitas para serem mostradas por aí! As mulheres usavam os corsets como peças íntimas montadas puramente para modelar e melhorar a sua postura. 

 

 

Houveram diferentes modelos de corsetes ao longo das épocas, com pequenas alterações e evoluções da construção da peça. Ele acabou saindo do mundo da moda por cerca de 1920, para retornar com mais tecnologia 30 anos depois, em 1950, tendo novamente uma pausa e voltando com mais força em 1980, mas agora sendo usado não só como peça íntima mas também à mostra, como uma peça mais sexy.

E nesse ano, 2021, já podemos notar uma volta do uso de corsets e corselets pelas grandes grifes como um elemento de resgate à moda antiga, agora reinventado para valorizar nossa diversidade e diferentes padrões de beleza.

 

Corset x Corselet x Corpete

Enquanto o corset tem uma estrutura mais rígida, com finalidade de controle e educação postural, e conta com barbatanas mais resistentes e duras, o corselet (ou corselete) é mais maleável e leve, sendo mais indicados para criar uma silhueta momentânea e que já está presente no corpo. 

 

Outra diferença dessas duas peças é o preço e onde podem ser encontradas: o corset costuma ser mais caro, devido aos materiais usados e por normalmente ser vendido sob medida para o corpo, o que aumenta o valor de investimento. Já o corselete será mais barato e normalmente pode ser encontrado em lojas de roupa um pouco mais especializadas em variedades de peças. Dá até para encontrar online!

O corpete, por outro lado, de parecido só tem o nome! Ele não conta com a estrutura que o corset ou corselet têm, os materiais e texturas são mais simples. Até as combinações a serem montadas são mais simples, normalmente se juntando com shorts, saias ou calças e ficando visível, mas sem a elegância dos parecidos.

É legal pontuar que se seu plano é adotar o corset como redutor de medidas, ele não é a única maneira de cuidar da gordura localizada! Uma boa alimentação, com dicas e orientações de uma nutricionista, exercícios físicos constantes e com finalidades de redução de medidas. Além disso, um Gel Redutor Termogênico pode potencializar os efeitos e ajudar no autocuidado, então vale a pena conferir as propriedades deste da Raavi!

 

O Gel Redutor Termogênico Raavi Promove o aumento da microcirculação sanguínea superficial, potencializando a oxigenação dos tecidos e aumentando o gasto energético celular. Seus ingredientes termogênicos facilitam a permeação dos outros ativos, especialmente da Cafeína, aumentando o tônus da pele, eliminando toxinas e reduzindo medidas. A Pimenta Preta é estimulante e termo ativador natural. Suas propriedades ativam o sistema linfático, causando um leve aquecimento que estimula a circulação sanguínea e o metabolismo.

Duas outras trends que voltaram com tudo e estão dominando as passarelas ao redor do mundo são o uso de lenços e o couro (sintético!) na composição de looks, e você confere mais nessas duas MAGs a seguir!

MAG : Como usar lenços? Saiba como ficar por dentro da trend!

MAG : Apertem os cintos, o couro voltou!  

E se você gostou desses conteúdos e quer entender mais do mundo da moda e beleza, mas não faz parte do maior clube de assinatura de beleza da América Latina, então não perca tempo! Na Glambox você tem acesso a cursos, vídeos, lives e outros materiais exclusivos do Beauty Universe, além de é claro receber todo mês uma nova edição da Glambox, com mais de 200 reais em produtos de beleza selecionados especialmente para o seu perfil! Confira nossos planos abaixo.

Planos - Glambox

 


Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!