Entenda o que é e como evitar a Maskne!

Quer saber o que é e como evitar a maskne? Spoiler: Skin care é seu maior aliado! Vem que te contamos mais nessa MAG!

Em tempos de pandemia e do coronavírus o distanciamento social é uma das nossas principais estratégias para evitar o avanço da doença, mas não é a única, como bem sabemos: a máscara facial, pelo seu uso necessário em qualquer ida para fora de casa, se tornou parte insubstituível dos nossos looks. Mas isso pode trazer, infelizmente, alguns contras que não são tão bacanas, como a Maskne, já ouviu falar?

Afinal, o que é Maskne?

A Maskne é um termo desenvolvido para falar dos casos de acne causados, majoritariamente, pelos fatores que o uso frequente da máscara causa na pele, sendo mais comum na região do queixo, maçãs do rosto, bochechas, enfim, toda a área inferior coberta pelo acessório/EPI. Ela não difere de uma acne comum, sendo apenas mais fácil de localizar e traçar a origem do que contribuiu para o surgimento dessas irritações na pele.

 

Mas como pode o uso da máscara facial facilitar o surgimento de espinhas? Os dermatologistas explicam: Por estar coberta, essa pele acaba ficando mais abafada, o que aumenta o acúmulo de oleosidade e umidade na área. Além disso, o tecido cria uma fricção com a pele, o que a deixa mais sensível e irritada. Esses fatores, além dos genéticos e biológicos, acabam por alterar a microbiota, os tipos de microorganismos que vivem na nossa pele e normalmente são benéficos e tem funções importantes para o aproveitamento de nutrientes.

É assim que mais acnes podem aparecer, além de irritações, cravos e dermatites!

 

Tá, mas como evitar a maskne?

Se o uso de máscaras é obrigatório (e sabemos que é muito necessário), como podemos evitar a maskne? Calma, os especialistas tem dicas que fazem uma baita diferença na prevenção, vamos à elas!

Atenção com o material da máscara

Sim! O material da sua máscara facial pode contribuir ou evitar a maskne! Segundo os dermatologistas, o ideal são as de tecido mais macio, como algodão, seda ou semelhante (lembrando SEMPRE que ela ainda precisa ser feita pelo modo recomendado pelos órgãos de saúde, tanto na quantidade de camadas quanto na gramatura!). 

 

Além disso, as máscaras do tipo cirúrgicas também são recomendadas. Quer saber o motivo? A gente te conta: Esses materiais, por serem menos ásperos, não vão oferecer tanta fricção contra a pele, à irritando menos, além de dar mais chance da derme respirar. Só isso já vai fazer uma diferença danada na saúde da pele, por isso vale a pena rever os tipos de máscara que você está usando atualmente e buscar por novas que se encaixem nessa dica! Mas claro, essa não é a única solução.

Substitua a máscara e aproveite os momentos sem ela!

Mesmo uma máscara super macia e confortável ainda vai abafar sua pele se usada durante longos períodos! E não é como se ficar sem fosse uma opção, certo? A alternativa é simples: Leve com você sempre mais de uma opção de máscara, e faça essa troca (de forma segura, claro) de tempos em tempos, sempre por uma limpa!

 

Alguns especialistas dizem que o ideal é a cada 2 horas, outras estendem esse período até 4 horas, mas o consenso é que esse hábito só traz vantagem para a pele e ajuda a prolongar a vida útil da máscara! Isso porque ocorre uma renovação da umidade e oleosidade que é gerada naturalmente no corpo e acaba ficando em contato com o material.

 

Às vezes a gente pode acabar esquecendo disso na correria do dia a dia, mas tente tornar isso um hábito! Use alarmes para dar aquela forcinha para a memória, seu corpo vai agradecer! Ah, e nos momentos que estiver em casa, aproveite para deixar sua pele respirar ao máximo! Ela merece esse descanso, né?

Mantenha a rotina de skin care em dia!

Pois é, a rotina de skincare, como tem sido falado bastante nas redes sociais, é importantíssima em tempos de pandemia. E quando temos a maskne em mente, fica claro que a parte inferior do rosto merece muuuita atenção. Um sabonete facial com carvão ativado te ajudará a retirar as impurezas mais profundas da pele, sem deixá-la com oleosidade em excesso. 

 

Para rotinas mais complexas, um gel de limpeza facial pode oferecer maravilhas para a esfoliação e renovação celular na pele, por isso é um item super necessário, recomendando-se ser adotado ao menos 3 vezes na semana! Lembrando que a esponja esfoliante te ajuda a aplicar esses produtos mais profundamente na pele, alcançando uma limpeza mais completa.

 

Mas é claro que a skincare não é necessária apenas para a limpeza da pele, mas também para sua hidratação e nutrição! São esses dois fatores que te ajudam naquela aparência mais macia e lisa, com poros mais fechados e um brilho natural. Você já deve ser familiar com sérum facial, certo? Pois para a prevenção de maskne ele é perfeito, já que promove hidratação intensa e renovação celular, enquanto tem uma absorção rápida e leve, que não te deixa com excessos de óleos. Para um momento de autocuidado mais especial e com melhor resultado, a máscara facial hidratante é imprescindível, já que além de hidratar, nutre a pele, sem deixá-la oleosa!

Protetor solar continua sendo um must-have

Pois é, mesmo que não estejamos saindo de casa, o protetor solar ainda é nosso melhor amigo para o cuidado com a pele! Isso porque muitas de nós estão mais expostas à luz das telas digitais, como celulares, computadores, televisões, enfim! Essas luzes azuis também podem causar danos, por isso um fotoprotetor é bem importante! 

No caso de quando se saí de casa, ainda é interessante usar um protetor solar na área inferior do rosto, já que isso promove uma proteção geral na pele! Acredite, ainda será muito positivo manter esse hábito, ainda mais para que ele continue quando finalmente não precisarmos mais das máscaras.

Cuidado com a maquiagem no dia a dia

Muitas mulheres têm optado por não usar muita maquiagem na região que será coberta pela máscara, até pela praticidade, mas ainda existem as mais vaidosas que querem estar com o pacote completo. 

Entendemos isso, mas existe aqui uma dica valiosa a ser seguida: Evite o uso constante de makes cremosas quando for passar longos períodos com a proteção facial, isso pode acabar contribuindo para o excesso de umidade e oleosidade da pele! Opte por bases mais secas e lembre-se de usar um primer para criar aquela camada protetora.

 

Bom, essas eram as dicas que nós tínhamos para passar, lembrando que no caso de acnes ou outros problemas de pele acontecerem, sempre vale uma consulta com sua dermatologista de confiança! 

Outro lembrete é que os produtos que apareceram nessa MAG estão na Glamshop, a loja virtual oficial da Glambox, e tem descontos exclusivos para assinantes! Ainda não é uma Glamgirl? Confira os planos clicando abaixo!

 

Planos - Glambox

 


Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!