Hipervitaminose: o excesso de vitaminas faz o cabelo cair?

Você já segue seu cronograma capilar com disciplina e toma vitaminas via oral para a queda de cabelo mas, ainda assim, seu cabelo está caindo? Pode ser sinal de hipervitaminose!

O que é a hipervitaminose?

A hipervitaminose é a toxicidade causada pela ingestão excessiva de vitaminas. Esse excesso pode causar problemas à saúde da pessoa, e os sintomas variam de vitamina para vitamina. Cada uma tem uma quantidade limite segura e benéfica para consumo, mas as com o limite mais baixo são as vitaminas A e D. Já as vitaminas K e C não apresentam toxicidade.

Raramente esse consumo excessivo é causado pelo consumo de alimentos que tenham essas vitaminas e sim pelo uso incorreto de suplementos. 

 

Como evitar?

Existem diversas opções boas de cápsulas com combinações de vitaminas e minerais para revertar a queda de cabelo, fortalecer as unhas, melhorar o aspecto da pele e muito mais... Mas todas devem ser tomadas com acompanhamento de um médico da sua confiança! 

O mesmo conselho fica para caso você queira ir a uma farmácia de manipulação em busca de uma fórmula para ajudar com os cabelos e afins: consulte antes um médico e investiguem juntos quais vitaminas e quais quantidades de cada uma vão atender aos seus objetivos.

Afinal, se você pedir por conta própria uma vitamina que não tenha necessidade de suplementar, pode acabar consumindo muito mais do que o que precisa e acabar tendo hipervitaminose. No caso do excesso da vitamina A, ela pode provocar, entre vários outros sintomas, a queda capilar, ressecamento da pele e tonturas.

 

Vitaminas demais na máscara de cabelo também podem causar hipervitaminose?

A resposta simples é não, mas atenção! 

Se você tem vontade de ter cabelos mais compridos, provavelmente já se deparou pela internet com uma ou mais receitas de shampoo bomba. A ideia é misturar um shampoo a um ou mais ingredientes para acelerar o crescimento dos cabelos -- em algumas receitas, adeptas alegam terem observado crescimento de até 5 cm a mais por mês. No entanto, com a onda dos shampoo bomba, também cresce o número de relatos de pessoas que fizeram alguma dessas receitas para estimular o crescimento dos cabelos mas, infelizmente, a combinação resultou em queda de cabelos por quebra. 

As receitas caseiras variam muito: os ingredientes sugeridos vão desde café em pó à cravo e canela. Mas uma das mais famosas combinações sugere o uso de um shampoo sem sal, vitamina B5 (pantenol) líquido e uma ampola de vitamina A concentrada. O shampoo e a vitamina B5 são facilmente encontradas em farmácias e seguros, o perigo mora nessa versão da vitamina A sugerida: a receita pede o uso do medicamento para uso veterinário, é originalmente usado de forma injetável em animais que estejam com deficiência dessa vitamina.

Ou seja, é um produto que não foi pensado para uso tópico em humanos e, por isso, não é testado dermatologicamente e a quantidade de vitamina pode ser muito superior à segura para uso capilar. Assim, usá-lo junto com o shampoo na raiz dos cabelos pode, sim, acarretar em alergias, descamação do couro cabeludo, coceira e, sim, a temida queda. Isso porque o excesso da vitamina no couro cabeludo pode afetar o crescimento saudável do fio mesmo não sendo absorvida pelo organismo. 

 

Já estou com hipervitaminose! E agora?

Queda de cabelo

 Reprodução: Flickr

 

A primeira medida é descontinuar o uso do suplemento que você estava tomando.

Se os sintomas forem mais graves do que apenas a queda de cabelo, a visita ao médico é imperativa. 

 

Ainda quero fazer meu cabelo crescer. O que posso fazer?

Você pode recorrer a shampoos, condicionadores e demais produtos já pensados por seus fabricantes com o crescimento capilar como objetivo, afinal, são por serem feitos justamente para esse fim, já tem as quantidades adequadas de vitamina e na forma ideal para o uso capilar. 

Já se você quiser usar algum suplemento pronto ou manipular uma fórmula nova para ajudar no crescimento dos cabelos, vá ao médico levando o rótulo do produto que tem a intenção de usar ou com uma lista de dúvidas de ingredientes que acredita que possam te ajudar. O profissional com certeza vai avaliar cada um dos ingredientes e as quantidades adequadas especialmente para você e te instruir do melhor caminho a seguir! 


Artigos Relacionados: