Quais os benefícios da nutrição capilar?

Você sabe como a nutrição capilar e o óleo de argan podem ajudar seus cabelos? Leia nossa MAG e confira!

 

Você já deve ter ouvido falar desse termo e até ter uma ideia do que se trata, mas que tal virar uma especialista no assunto? Nutrição capilar é importantíssima para todos os tipos de beleza e pensar nela ao montar seu haircare faz uma baita diferença, por isso montamos essa MAG para ajudar você a ficar por dentro do tema e dar aquele GLAM para os seus cabelos. Continue a leitura!

O que é?

A nutrição capilar consiste em devolver à estrutura do cabelo os lipídios (células de gordura) que são gerados naturalmente pelo corpo. A importância desses lipídios para a saúde dos fios é imensa, já que eles ajudam na retenção de hidratação, aumentam o brilho e resistência, além de diminuir o frizz e as chances de pontas duplas! 

 

Os benefícios são vários, e com certeza todos os tipos de cabelo precisam, em algum momento, de um tratamento de nutrição para estarem belos e radiantes. Porém é seguro dizer que alguns tipos de cabelo precisam de um cuidado maior na nutrição, então vamos ver mais sobre isso a seguir!

 

Para quem é recomendado?

Como dissemos, a nutrição capilar é recomendada para todos, mas os cabelos que mais se beneficiam dela são os que são naturalmente mais secos, o que indica que a produção de lipídios pelo próprio organismo é menor e precisa de reforço externo. Além disso cabelos cacheados e crespos também adoram uma nutrição extra, tanto pelo valor hidratante que ela traz quanto pelo seu formato: com a curvatura dos fios o óleo criado no couro cabeludo normalmente não consegue chegar até as pontas, o que acaba gerando mais pontas duplas e quebradas. 

 

 

Além disso, se você notar que seus fios estão muito opacos ou com maior porosidade (lembra do teste do copo de água?), isso pode ser um sinal que está na hora de apostar num tratamento nutritivo para eles! Dá para identificar essas necessidades em casa, mas também é válido conversar com o seu cabeleireiro de confiança para entender a fundo o que seus fios precisam!

Nutrição capilar caseira vs de salão

Já que chegou até aqui vamos contar uma notícia mara: Não é só no salão que você pode nutrir seus fios! A nutrição capilar caseira é uma realidade e muitas meninas tem ela incluída no haircare. Claro que existem algumas diferenças e cuidados que devem ser tomados, então vamos desdobrar mais um pouquinho sobre os dois cenários para você avaliar quando irá por um ou pelo outro, vamos lá?

Nutrição capilar caseira: Quando a nutrição vai ser feita em casa existem várias opções de quais ingredientes usar, mesmo alguns um pouco inusitados! O ovo é um  dos mais acessíveis (sempre tem ao menos um na geladeira, não é?) e que tem propriedades IN-CRÍ-VEIS! Mas lembre-se: é na gema que os nutrientes estão, então é ela que deve ser usada na hora do tratamento! 

 

Ainda assim é recomendado que o ovo (ou qualquer outro ingrediente rico em lipídios, como o abacate) seja usado em conjunto com uma máscara de nutrição para que seus efeitos sejam aumentados! Elas possuem na sua composição vários ingredientes maravilhosos que vão dar um GLAM para os fios, como por exemplo o óleo de argan (olha o spoiler).

 

Mais uma dica: Evite o contato da mistura no couro cabeludo!!! Especialistas dizem que isso não tem benefício comprovado para o crescimento mais rápido, mas tem a chance de criar acne e foliculite!

 

Agora que tal um passo a passo rápido de como fazer a nutrição capilar? Aqui vai:

 

  1. Deixe os cabelos bem lavados e limpos;

  2. Aplique a máscara rica em óleos escolhida;

  3. Deixe agir por cerca de 20 minutos;

  4. Enxágue bem;

  5. Use seu condicionador favorito e prossiga com o haircare;

  6. Prontinho! Cabelos nutridos e lindos!

 

Já a nutrição capilar no salão vai ser feita com um profissional, com produtos selecionados e equipamentos que ajudem no maior cuidado! A vantagem desse investimento está na qualidade do resultado e na sua chance de conversar com seu hairstylist sobre seus fios, qual a melhor forma de mantê-los hidratados, entre outros assuntos. Ele também pode te indicar qual a frequência que seu cabelo precisa ser nutrido, mas você já pode entender mais sobre isso no próximo parágrafo!

Nutrição no cronograma capilar

Com uma rotina agitada nem sempre temos tempo de fazer todos os cuidados capilares que queremos, mas com uma boa organização e planejamento isso com certeza fica mais fácil! Quando o assunto é nutrição capilar a frequência varia de acordo com o perfil dos fios, já que como comentamos antes alguns tipos precisam de maiores cuidados! 

 

O ideal, para todos os tipos, é que ao menos uma vez por semana a nutrição capilar seja feita, enquanto que para os mais ressecados a recomendação é de até 3 vezes, lembrando sempre de criar um planejamento que inclua a nutrição e reconstrução do cabelo. É uma boa é escolher os tipos de óleo que mais trazem benefícios para seus fios para que cada rotina traga o melhor resultado, o que nos leva a...

 

Por que escolher o óleo de argan? 

O óleo de argan é um composto natural que é extraído das nozes de uma planta chamada Argania spinosa, originária de Marrocos. Existem relatos históricos desse óleo sendo usado no tratamento capilar por marroquinos a séculos, o que já indica a qualidade de suas propriedades. 

 

Dentre elas temos o controle do frizz e fios rebeldes, aumento da elasticidade, efeito brilhante luminoso e uma maior resistência aos danos do dia a dia. Alguns estudos também indicam que ele contribui para cabelos coloridos, mantendo a pigmentação por mais tempo e realçando a cor!

 

Como comentamos, óleos deste tipo ajudam na nutrição e hidratação dos cabelos, mas este em especial também dá um efeito mara em fios mais oleosos, já que com sua absorção rápida não sobrem resíduos que criam oleosidade excessiva.

 

A D’Bianco percebeu o potencial enorme do óleo de argan a tempo, por isso inclui em diversas de suas linhas esse composto, para aproveitar ao máximo seus benefícios! Em sua linha de finalizadores, por exemplo, eles contam com o Finalizador Argan Oil, que foi pensado para proteger, gerar resistência e durabilidade aos fios no final do haircare, vale a pena conferir!

 

Ficou curiosa sobre as outras linhas da D’Bianco? Dá uma olhada no site deles e encontre os melhores produtos para você! Ah, e mais uma informação mara: se você é uma #glamgirl quer dizer que esse e outros produtinhos dessa marca incrível podem estar a caminho na sua próxima Glambox! Se ainda não é, acesse o link e escolha o plano que mais combina com você!

https://www.glambox.com.br/#planos/

 


Artigos Relacionados: