Como manter os cabelos loiros em casa!

Separamos as melhores dicas para cuidar dos fios loiros sem precisar sair de casa. Vem ver!

Está difícil manter o loirão em casa? A gente te ajuda!

Selecionamos uma série de dicas para ajudar nessa missão nada fácil. 

Que é lindo, nós sabemos, mas só quem tem sabe o trabalhinho que o loiro dá. 

O cabelo loiro é um dos preferidos e mais pedidos nos salões aqui no Brasil, e dentro dessa cor, ainda existem vários tons: mel, acinzentado, escuro, platinado, com luzes…

E mesmo que cada um tenha sua particularidade, todos tem uma coisa em comum: necessitam de muita atenção e cuidado para manter a aparência maravilhosa que eles têm.

Então, o desejo de ter as madeixas loiras deve vir acompanhado de muita responsabilidade. 

Aqui nós vamos falar de todos os cuidados que você precisa ter antes e depois de clarear os fios, porque o loiro é complicadinho de cuidar e o que danifica efetivamente os cabelos loiros. Bora?

 

CUIDADOS ANTECIPADOS

 

(Reprodução: Pinterest)

Para as que ainda não são loiras, mas desejam ficar, aqui estão algumas coisas que vocês precisam saber. O processo para clarear os cabelos é invasivo e pode deixar a fibra capilar ressecada e pobre em nutrientes. Muita gente não pensa nisso, mas para evitar um dano maior nos fios, é legal preparar o cabelo antes de clarea-lo. 

Para começar, como o cabelo loiro tende a ser um pouco mais seco, uma boa maneira de preparar seu cabelo para a mudança é investindo muito em hidratações, com uma frequência no mínimo semanal. 

Depois, escolher o tom que funcione melhor para você e para seu cabelo também é essencial. Leve em consideração sua cor natural, se você já possui química no cabelo e, é claro, seus gostos. O principal método para saber o que é melhor para seus fios é o teste de mecha: ele serve para avaliar se seu cabelo está saudável o suficiente para o procedimento desejado e se o fundo de cor está adequado para ser tingido, evitando resultados indesejados. Então, para não ter nenhuma surpresa durante o processo e ter a certeza de que vai ficar do jeitinho que você imaginou, não pule o teste de mecha.Outra dica é dar uma maneirada nos secadores, babyliss e chapinhas, já que essas ferramentas ressecam ainda mais os fios por conta do calor que depositam neles. 

Por fim, a dica final é cortar as pontinhas antes da transformação, assim você já elimina a parte fragilizada do cabelo, com pontas duplas e já ressecadas, e evita que os fios quebrem ou fiquem com aquele efeito espigado. 


POR QUE SÃO COMPLICADOS DE CUIDAR?

 

(Reprodução: Pinterest)

Que é complicado de cuidar nós sabemos, mas agora vamos entender o motivo dessa cor ser uma das que precisam de mais atenção. 

Para clarear os cabelos, o caminho mais comum é descolorir os fios e esse processo tira o pigmento dos fios com, normalmente, dois tipos de produtos: o pó descolorante e um oxidante. O oxidante faz com que as cutículas do cabelo se abram para que o descolorante possa agir tirando a pigmentação dos fios. O procedimento fragiliza o cabelo, causando o ressecamento e deixando os fios quebradiços. 

A outra opção é clarear as madeixas só com tinta, mas essa opção só consegue clarear o cabelo em até três tons, e também pode deixar o fio quebradiço e causar a perda de brilho.  

 

O QUE DANIFICA OS LOIROS?

(Reprodução: Pinterest)

Mas, afinal, o que danifica os fios loiros? Vamos contar agora para vocês. 

Assim como em nossa pele, o principal causador de danos nos fios clareados é o Sol. Além de prejudicarem a hidratação, deixando os cabelos secos, a exposição solar pode causar a mudança de tom dos cabelos, trazendo o temido amarelado ao loiro. 

Depois do sol, um dos maiores vilões dos cabelos loiros é o calor. Sendo assim, é interessante evitar lavar as madeixas com água muito quente e fazer escova, babyliss e chapinha todos os dias. Esses hábitos podem ressecar ainda mais os fios loiros, que já são bem mais sensíveis.

Um dos maiores aliados das loiras é o matizador, mas, se não for usado corretamente, ele vai prejudicar ao invés de ajudar. O uso exagerado dos produtos matizantes pode resultar em mechas opacas e sem vida. 

Por último, não usar os produtos adequados para os cabelos clareados também pode prejudicar suas madeixas. Se não der uma atenção especial a escolha de seu shampoo e condicionador, é possível que seu loiro fique sem vida e com uma cor não muito legal.

 

COMO CUIDAR DO LOIRO EM CASA?

(Reprodução: Pinterest)

Vamos ao que interessa, como cuidar dos belíssimos cabelos de rapunzel no conforto de sua casa? Agora você vê nossas melhores dicas. 

  • Cronograma Capilar 

Como o processo de descoloração tende a deixar os fios mais porosos e propensos a perder nutrientes, uma rotina de cuidados é essencial, e a melhor forma de fazer isso é com um cronograma capilar. 

O cronograma capilar nada mais é do que uma forma de organizar os cuidados com os cabelos, intercalando entre três técnicas: hidratação, nutrição e reconstrução. 

A hidratação é a etapa que vai repor a água dos fios, que, quando desidratados, ficam opacos, sem brilho e embaraçam com facilidade. Já a nutrição repõe os lipídios da fibra capilar, evitando o frizz e ressecamento. Por fim, a reconstrução devolve as proteínas dos fios, impedindo que os cabelos fiquem fracos, quebradiços e com pontas duplas. 

Pensando especialmente nos cabelos loiros, a etapa que deve ser mais recorrente no cronograma é a reconstrução. Como a tendência é que estejam quimicamente danificados, os produtos reconstrutores vão repor a massa capilar perdida durante o processo. 

 

  • Matizantes 

Um dos problemas mais comuns das loirinhas é o amarelamento dos fios. Isso acontece por conta da oxidação dos pigmentos utilizados para chegar na cor desejada. O que vai neutralizar essa ação são os matizadores. Os produtinhos tipicamente roxos vão se tornar seus melhores amigos, mas lembre-se de usá-los sabiamente, como já dissemos mais para cima. Nossa dica é essa linha perfeita da D’ Bianco, que além de deixar suas mechas mais luminosas e platinadas, tem uma ação hidratante que melhora a textura e resistência dos fios. A gente ama esses produtinhos por aqui e temos certeza que vocês vão adorar também. <3

 

  • Proteja os fios do calor 

Como já falamos aqui, o Sol e o calor são os maiores inimigos dos loiros. Então, nossa dica é diminuir o uso de chapinhas e secadores, evitar lavar os cabelos com água muito quente e cuidar bem dos fios quando for passar um tempo no Sol. Além disso, uma coisa importante para quem tem os cabelos claros é investir em protetores térmicos, usando-os com frequência. 

 

  • Usar os produtinhos certos 

Outra coisa que falamos aqui é a importância de usar os produtos específicos para o cabelo loiro ou quimicamente tratado, assim vocês já protegem o fio da ação de agentes externos que podem causar o desbotamento, por exemplo. A gente recomenda de olhos fechados a linha Pós Química e a linha de Pós Coloração da D’ Bianco. A pós química tem arginina e óleo de argan, que protege e lubrifica os fios, devolvendo a resistência, o brilho e a maciez dos cabelos. Já a pós coloração é especializada em manter a cor dos fios, protegendo a fibra capilar da ação da amônia. Perfeitos, né?

 

  • Cortar as pontas frequentemente

Por último, mas não menos importante, tirar as pontinhas também vai te ajudar a manter um aspecto saudável nos cabelos. Elas são as mais afetadas pelo ressecamento e cortando com mais frequência vocês evitam o efeito espigado, que dá o terrível efeito vassoura ou palha. 



Gostou das nossas dicas? Agora é só se jogar no loirão! 

Aproveita e dá uma olhadinha nesse vídeo que a Flávia Appel ensinou a fazer as famosas Beach Waves que ficam mara nos cabelos claros!


Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!