Mantendo o cabelo platinado em casa: 5 dicas essenciais

Se você quer fios claríssimos, você precisa mantê-los saudáveis e lindos depois de alcançar o tom desejo!



Soo Joo Park. Reprodução: Instagram @soojmooj

 

O cabelo platinado é desejo há quase um século, desde o auge da Era de Ouro de Hollywood, com atrizes como Doris Day, Betty Grable e, claro, Marilyn Monroe, ostentando madeixas quase brancas.

 

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o loiro platinado é super democrático e combina com qualquer tom de pele: basta adequar o subtom da coloração à temperatura e o contraste pessoal da futura platinada.

 

Mas antes de correr para o salão, é importante saber que os cuidados na manutenção dos fios são tão importantes quanto os cuidados na hora da descoloração.

 

Por isso, a MAG separou dicas essenciais para você manter os seus cabelos saudáveis e resistentes no homecare!

 

  1. Aposte no Cronograma Capilar

 

A descoloração fragiliza bastante os cabelos. Isso porque além de retirar os pigmentos dos fios, o procedimento também acaba tirando parte dos aminoácidos, lipídios, água, proteínas e nutrientes dos mesmos. 

 

Assim, para evitar que os fios fiquem porosos, quebradiços e até elásticos, é fundamental repor todos esses componentes perdidos na estrutura, alternando as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. 

 

Não existe uma só receita de cronograma: você precisa identificar quais as principais necessidades do seu cabelo e priorizar os tratamentos correspondentes na sua programação semanal. 

 

Para começar um cronograma básico, escolha 3 máscaras diferentes, cada uma referente a uma etapa da restauração dos fios e use-as em diferentes dias da semana.

 

A Jacques Janine tem uma linha para ajudar a iniciar o seu cronograma. Confira a máscara Hidratação, que devolve a hidratação aos fios com Aloe Vera, Pantenol, Vitamina E, Creatina e Extrato de Algas Marinhas; a máscara Nutrição é rica em aminoácidos e óleos que hidratam profundamente e recuperam a umectação do cabelo e, last but not least, a máscara de Reconstrução Total, com queratina, manteiga de cupuaçu e óleo de oliva. 




  1. Escolha um shampoo adequado

 

Tão importante quanto as máscaras é o shampoo. Isso porque agora com os cabelos quimicamente tratados, seus fios ficam mais propensos à quebra e, portanto, você precisa de uma opção que limpe bem suavemente os fios, sem danificá-los mais, ao mesmo tempo em que ajuda a recuperar a maciez e o brilho.

 

E isso vale mesmo que você tenha os cabelos oleosos: a oleosidade natural dos fios não os isenta da fragilidade causada pela química, ok?

 

Uma boa opção é o shampoo Reconstrução Total com queratina, sericina e pantenol, ativos que além de hidratar, fecham as cutículas dos fios e combatem as pontas duplas. 

 

Kassala Holdsclaw. Reprodução: Instagram @kassalaholdsclaw

 

  1. Mantenha a cor em dia com produtos matizantes

 

Imediatamente após uma descoloração, os fios tendem a ficar com um fundo amarelado ou avermelhado, dependendo de sua cor natural. Para evitar esse efeito, os colorimetristas recorrem a pigmentos roxos e azulados para “quebrar” essa cor. 

 

Assim como com qualquer tintura ou tonalizante, a cor vai perdendo sua força com o tempo. Para manter a cor perfeita em casa, uma boa ideia é fazer a manutenção desses pigmentos nos fios com produtos matizadores: do shampoo ao leave-in, ótimas opções para você escolher é o que não falta! A Jacques Janine tem um kit completo com shampoo e máscara roxinhos. As fórmulas levam um mix de elementos matizadores, óleo de macadâmia, a proteína do trigo e da seda. 

 

  1. Cuide das pontas duplas

 

Infelizmente, não tem jeito: descolorir o cabelo acaba fazendo algumas pontinhas duplas surgirem. Isso acontece quando o fio perde água, proteínas, queratina e outros componentes com a abertura da fibra do fio. 

 

O melhor tratamento é prevenir o surgimento das pontinhas, já que depois de abertas, não há como “recolar”. Depois de descolorir os cabelos, reduza o uso de secador, chapinha e demais fontes de calor; proteja bem os fios antes da exposição ao Sol com um leave-in adequado, como o BB Cream da Jacques Janine, que tem ação termoprotetora, além de selar os fios e evitar o frizz. Ele é enriquecido com óleo de Ojon, macadâmia e água de coco. 



Sasha Luss. Reprodução: Pinterest.

 

  1. Sem medo da Vitamina T, de Tesoura!

 

Quanto maior o tempo que o seu cabelo leva para crescer, maior o medo de cortar, né? Mas como dissemos no item anterior, depois que as pontas abrirem, não há como uni-las novamente. Portanto, é hora de perder o medo de um corte de manutenção, apenas para se livrar das partes danificadas de 3 em 3 meses. Um fio mais saudável, inclusive, retém melhor os ativos dos produtos usados, viu?

 

Para manter o máximo possível do comprimento, experimente o corte bordado. Feito com uma máquina especial que remove apenas as pontas duplas em todo o comprimento dos fios, essa técnica é perfeita para quem é inimiga da tesoura! 



E aí, pronta para se tornar platinada? Se curtiu a ideia, já prepare seu arsenal na nossa seção com a melhor seleção de produtos para cabelos!

 

E, é claro, depois que tornar-se uma nova platinada e estiver curtindo seus fios loiríssimos, não esquece de atualizar o seu perfil de beleza lá no Minha Glambox e também receber produtinhos incríveis que podem te ajudar a cuidar cada vez mais dessas madeixas que têm tudo para ficarem lindas!

 


Artigos Relacionados: