Guia para quem quer acompanhar o Fashion Week desse ano

Tudo que você precisa saber para acompanhar o Fashion Week de 2021.

 

capa guia fashion week

 

Entramos na época mais glamourosa do ano! A temporada de Fashion Week já chegou e para quem sempre quis acompanhar, mas ainda tem algumas dúvidas sobre como funciona as semanas de moda, a MAG veio ajudar. 

Para começar, você precisa saber que as semanas de moda acontecem duas vezes por ano, nos primeiros meses do ano e novamente nos últimos, onde as marcas apresentam suas coleções de outono-inverno e primavera-verão, respectivamente.

Em sua essência, o Fashion Week é um evento oficial de moda que acontece em diversas capitais do mundo e reúne desfiles e apresentações de coleções das grandes grifes para a próxima temporada. Ou seja, no Fashion Week de 02/2021 veremos as propostas para 2022. Geralmente, quem marca o início das semanas de moda é Nova Iorque e quem fecha a temporada é Paris. 

Quanto aos desfiles, cada marca monta sua apresentação de acordo com o tema da coleção, que é divulgado um tempinho antes. 

Um ponto importante para saber sobre os desfiles do Fashion Week: nem sempre o que é apresentado lá será o que vai ser visto nas ruas. Muita gente comenta sobre as peças serem bem diferentes e excêntricas, mas o objetivo da maioria dos desfiles é apresentar tendências para a moda, podendo ser de um jeito bem criativo e ousado. Os looks voltados para o uso mais ‘casual’ aparecem nas apresentações de street style, que como o nome já diz, é o estilo para ser visto nas ruas, entendeu? 

Os Fashion Weeks são importantíssimos no mundo da moda para que o mercado fique de olho nas propostas e tendências de estilo que virão no próximo ano e que impactam diversas áreas. 

 

Agora que já sabemos o essencial, vamos nos aprofundar nas particularidades das semanas de moda. Preparada?


Como tudo começou

(Reprodução: Pinterest)

O que conhecemos hoje como alta-costura foi idealizado por Charles-Frédérick Worth. Sendo um dos primeiros a vender peças prontas e trabalhar com coleções divididas por estações, o alfaiate revolucionou o mundo da moda em 1857. Seguindo o caminho criado por Worth, a primeira semana de moda foi criada quase 100 anos depois por Eleanor Lambert em Nova Iorque. Na época nomeado como Press Week, o evento acontecia em 1943 para que os jornalistas ficassem sabendo das criações desenvolvidas pelos estilistas americanos. Logo no início o Press Week já teve ótimos resultados, já que o mundo estava passando por sua segunda guerra e os estilistas e jornalistas não tinham mais acesso a Paris, onde o mercado se concentrava. Com o sucesso do evento, outras capitais do mundo começaram suas próprias semanas de moda e a transformaram no que conhecemos hoje. 


Capitais mais importantes

(Reprodução: Pinterest)

As semanas de moda acontecem em diversos lugares do mundo, mas as mais importantes estão em Milão, Paris, Londres e Nova Iorque, e cada uma possui uma particularidade. O Fashion Week de Nova Iorque é considerado o mais comercial e onde reina o prêt-à-porter, que significa ‘pronto para vestir’. Em Londres, o Fashion Week tem um ar mais conceitual e criativo, é geralmente de onde saem criações mais inovadoras e os novos nomes da moda.  Já o Fashion Week de Milão preza mais pela elegância e o chamado savoir faire, a habilidade e experiência descrita nas peças. Além disso, Milão compete diretamente com Paris para ganhar o título de Fashion Week mais importante do mundo. Por fim, a semana de moda de Paris é conhecida por ser o berço do luxo, da tradição e da alta-costura, podendo também ser considerado o centro financeiro da moda. 

 

Está conseguindo acompanhar, Glamgirl? Bora que ainda tem mais! 

 

A moda fora das passarelas

(Reprodução: Pinterest)

Nas semanas de moda, as composições incríveis não estão só nas passarelas. Uma das coisas mais esperadas dos Fashion Weeks pelo mundo são os looks dos convidados, que podem ir do street style até a alta costura. O Front Row Style, como é carinhosamente chamado, chama a atenção de milhares de internautas e pode ser repercutido tanto quanto as peças mostradas nas passarelas, se tornando notícia nos maiores sites de entretenimento. Quem nunca viu uma fotinho dessa do seu famoso favorito?

O Front Row Style ganhou tanto público que virou trend no TikTok, a mais nova rede social de vídeos. A brincadeira consiste em mostrar os looks que você usaria para assistir aos desfiles das grandes grifes na primeira fileira, mudando o estilo da composição para dar match com o estilo da marca. Legal, né?

 

São Paulo Fashion Week

(Reprodução: Pinterest)

Falando em terras brasileiras, o maior evento deste segmento aqui é o São Paulo Fashion Week. A semana de moda acontece na capital paulista desde 1996, quando foi idealizada por Paulo Borges e era conhecida como Morumbi Fashion Week. No decorrer dos anos, o SPFW foi crescendo e ganhando reconhecimento mundial, hoje se tornando o maior evento de moda da América Latina e ocupando a posição de 5° maior semana de moda, atrás apenas das principais que já nomeamos lá em cima. 

O São Paulo Fashion Week abriu portas para que diversas marcas brasileiras participassem do ambiente de inovação no mundo da moda, além de trazer a merecida atenção e reconhecimento para o trabalho dos criadores nacionais. A partir do evento, marcas brasileiras como Fórum, Triton, Ellus e Alexandre Herchcovitch começaram a ter fama internacional e trouxeram modelos mundialmente famosas para desfilarem nas passarelas brasileiras, como Kate Moss, Naomi Campbell, Paris Hilton e nossa jóia nacional, Gisele Bundchen. 

 

Mudanças deste ano

(Reprodução: Pinterest)

Nestes tempos de pandemia e isolamento social, muitas grifes tiveram que abandonar os desfiles com convidados presenciais e cada mais estão pendendo para as apresentações no meio digital. Infelizmente, o Fashion Week de 2021 não será o primeiro que enfrenta essa dificuldade, já que as coleções do segundo semestre da semana de moda de 2020 também foram impactadas pelas regras de distanciamento social. 

O que sabemos até agora: 

  • O Paris Fashion Week bateu o martelo e decidiu que os desfiles deste ano serão realizados sem convidados presenciais, tanto as coleções masculinas quanto as de alta-costura;

  • Seguindo o exemplo de Paris, o Fashion Week de Londres anunciou que também fará uma edição 100% digital, novamente, e que acontece entre os dias 19 e 23 de fevereiro;

  • Quanto à semana de moda de Nova Iorque, o Conselho de Designers de Moda da América, que organiza o evento, ainda não se pronunciou, mas é esperado que a maioria dos desfiles sejam feitos digitalmente também e que aconteçam entre os dias 15 e 17 de fevereiro;

  • O mesmo acontece com o Fashion Week de Milão, que ainda não divulgou como será o formato dos desfiles, mas já sabemos que eles deverão acontecer entre 23 de fevereiro e 01 de março. 

 

FIM! Agora você já está preparada para acompanhar os desfiles do Fashion Week deste ano e arrasar contando para as amigas. 

 

Se você curte bastante saber coisas do mundo da moda, dá uma olhada lá no nosso canal o vídeo que a Ste Sterci explica o que é o Slow Fashion, que conversa diretamente com as pautas das semanas de moda. Temos certeza que vai amar! <3

 


Artigos Relacionados: