Cuidados pós sol: 7 dicas para quando queimamos demais

Curtiu o verão e exagerou no sol? A gente te salva!

Curtiu o verão e exagerou no Sol? A gente te salva!

 

(Reprodução: Pinterest)

Quem nunca se empolgou tanto com o bronzeado que passou do ponto no sol e virou o famoso camarão? :(

Difícil, viu, mas a gente te dá um help. 

Aqui a gente vai dar várias dicas para dar um jeito nisso e mandar o vermelho e o ardor embora. 

 

Primeiro vamos entender como funcionam as queimaduras solares. Os responsáveis pelo bronzeamento e queimaduras são os raios UVA e UVB. O primeiro atinge a derme e influencia a produção de Vitamina D e melanina, causando o bronze. Já o segundo atinge a epiderme, causando a dilatação dos vasos sanguíneos e provocando a vermelhidão e a ardência. Para evitar os efeitos problemáticos desses raios, entra o protetor solar, que bloqueia ou diminui a absorção do UVA e UVB na pele. A eficácia do protetor solar vai de encontro com o FPS (fator de proteção solar), que quanto maior o fator, maior é o tempo de exposição solar sem que a pele fique vermelha. Por exemplo: Um protetor solar com FPS 15 vai permitir que você fique no sol sem se queimar por um período 15 vezes maior do que se estivesse sem o produto. 

 

Entendeu porque é tão importante usar o filtro solar? Mas se mesmo assim você ficou ardendo depois que voltou da praia, aqui vão nossas dicas para melhorar. Anota aí!

 

IMPORTANTE: As queimaduras solares nem sempre são simples. Os casos graves podem trazer febre, dor de cabeça, desidratação e a famosa insolação, que acontece devido ao aumento rápido da temperatura corporal. Por isso, fiquem atentas ao ficar muito tempo no sol e se sentir algum desses sintomas, que podem aparecer de 6 a 24 horas depois da exposição, melhor ir ao médico e/ou dermatologista! 

 

Agora sim, vamos lá!

 

1. Pós sol

(Reprodução: Pinterest)

Esse produtinho foi criado especificamente para quando estamos queimados demais, então use e abuse desse benefício. Geralmente ele é formulado com ingredientes de ação anti-inflamatória e calmante, ajudando a epiderme a se recuperar, e ainda podem ser encontrados em vários formatos, como em gel, creme, spray, etc. 

Esse da MyHealth, por exemplo, é perfeito e vai dar aquele alívio que a gente tanto precisa nessa situação. Além de ajudar na hidratação da pele, o pós sol da MyHealth é super refrescante por conta de sua fórmula e por seu formato ser aerosol. Para ficar ainda melhor, coloque ele na geladeira uns minutinhos antes de passar, deixando ele bem geladinho. 

Ah, e mesmo se você não estiver sofrendo com a vermelhidão dessa vez, o pós sol ainda pode te ajudar a prolongar e acentuar o bronzeado. Demais, né?

 

2. Evitar banhos quentes

 

(Reprodução: Pinterest)

O calor é um dos maiores inimigos da nossa pele e nós já sabemos disso. Como sua pele já está fragilizada, evite banhos muito quentes para não ‘cutucar a ferida’. Além de te ajudar a se refrescar no calor e não machucar mais ainda nossa pele, banhos com a água mais geladinha trazem vários outros benefícios como a melhora da circulação sanguínea e o aumento da produção de endorfina. É só sucesso! ;)

 

3. Hidratar a pele

(Reprodução: Pinterest)

Gente, não tem jeito. Hidratar a pele é a salvação de TUDO. 

O cuidado obrigatório depois dos dias de sol é muuuuita hidratação. 

Nesta situação ele te ajudam reparando o dano solar ao reter água e nutrientes na pele, além de combater o ressecamento, que é a consequência número 1 da exposição solar, e evitar que a pele descasque depois. Então, nossa dica é investir em produtinhos com hidratações intensas, como este da Neutrogena, que em fórmula tem proteínas da aveia, hidratando a pele sem deixá-la oleosa. Além deste, este gel hidratante corporal da linha HydroBoost, também da Neutrogena, é perfeito para essa situação. Sua textura leve e em gel hidrata sem deixar a pele pesada, além de conter ácido hialurônico e uma fórmula à base de água. 

Aqui também vale a dica de colocar o produtinho na geladeira antes de usar, viu?


4. Beba água 

(Reprodução: Pinterest)

A hidratação não pode ser só externa, tá?

A maneira mais poderosa e eficaz para manter todo o seu corpo muito bem hidratado é beber bastante água. Dessa maneira a hidratação acontece de dentro para fora e ainda traz milhares de outros benefícios para o funcionamento e aparência do seu corpo. E no verão este hábito se torna ainda mais importante, já que nosso corpo perde ainda mais água no calor para regular nossa temperatura corporal. Falando sobre a pele, beber bastante água vai te ajudar a mandar a vermelhidão embora bem mais rápido e ainda ajuda a manter sua pele mais bonita, macia e saudável. 

 

5. Atenção ao Rosto

 

(Reprodução: Pinterest)

É legal também dar uma atenção especial ao rosto após um longo dia de exposição solar. 

Mesmo se ele não estiver ardendo, cuide bem da pele do seu rostinho para não ter problemas mais tarde. Você pode usar as mesmas dicas que já demos aqui, mas com produtos específicos para o rosto. 

Então, recapitulando: hidratar bastante e apostar em produtinhos refrescantes e com ação calmante vão te salvar. Uma ótima escolha é essa máscara maravilhosa da Oh K!, feita especialmente para momentos pós sol. Ela tem aloe vera, que é refrescante e nutritiva, e camomila, que vai ajudar a acalmar sua pele. 

Para hidratar, indicamos esse gel hidratante, também da linha queridinha Hydro Boost, que é tudo e mais um pouco para nós. Com ácido hialurônico e tecnologia helioplex, ele restabelece os níveis de água saudáveis em sua pele e tem uma textura maravilhosa, sem pesar na pele. <3

 

6. Compressas geladas de chá de camomila

(Reprodução: Pinterest)

Quem não ama um cházinho de camomila para acalmar os ânimos, né?

Pois bem, nessa situ ela também pode te salvar. Esta plantinha possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam demais a amenizar o desconforto causado pela queimadura de sol. 

Para usar, você faz o chá de camomila normalmente e coloca na geladeira até gelar, depois deve molhar uma gaze, pedaço de algodão ou até um pano no líquido e colocar na área em questão, deixando agir por 7 a 10 minutos. Se quiser, pode fazer isso várias vezes ao dia. 

 

7. Babosa

(Reprodução: Pinterest)

Mais um remedinho natural que ajuda demais quando ficamos tempo demais no Sol. 

O gel presente dentro da babosa, também conhecido como aloe vera, é tudo de bom para aliviar o incômodo das queimaduras. Assim como a camomila, ele tem propriedades cicatrizantes e regeneradoras, além de ser super refrescante. Para usar esse, você precisa cortar a folha de babosa no meio, retirar o gel transparente que tem lá dentro e aplicar uma fina camada sobre a área afetada. Só preste atenção para não aplicar em cima de algum machucado, tá?

É isso, meninas!

 

Entre para o clube!

Curtiu os produtinhos que mostramos? Vem se tornar uma Glamgirl! Assinando a Glambox, além de ter uma caixinha cheia de mimos chegando em sua casa todo mês, você tem benefícios e descontos exclusivos na Glamshop, nossa lojinha que está cheeeeia de produtos legais (inclusive esses que mostramos aqui). Não perca tempo, miga! #sóvem 


 

 


Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!