As 4 maiores causas de manchas na pele

Já parou para pensar o que pode estar provocando manchas em sua pele? Vem que a gente te conta.

Já parou para pensar o que pode estar provocando manchas em sua pele? Vem que a gente te conta!

Ninguém merece se olhar no espelho e ver aquelas manchinhas no rosto, mas infelizmente esse problema vem se tornando cada vez mais comum em nossas vidas. As manchas são lesões dermatológicas que podem ser causadas por vários fatores. Por terem diversas causas e tipos, é importante ter muito cuidado com elas, pois podem variar de inofensivas e um simples incômodo estético a problemas sérios de saúde, como câncer de pele, dependendo da cor e do formato. 

Vamos desvendar aqui quais são os 4 motivos principais do surgimento das manchas na pele e, de quebra, vamos te ajudar a se livrar delas. Confira!

*Antes de qualquer coisa, consulte um dermatologista se sentir que algo está errado em sua pele. 

 

1- Exposição Solar

(Reprodução: Pinterest)

Infelizmente o Sol é um vilão quando se trata da nossa pele. Isso se dá porque os raios UVA e UVB estimulam a produção de melanina (pigmento que dá cor à pele) e por conta de alterações hormonais, uso de medicamentos e se sua pele não estiver protegida, esta produção pode ser desigual e acabar se transformando em manchas. Chato, né? Mas se você cuidar direitinho e usar os produtos certos, o Sol ainda pode ser seu amigo.

 

2- Não cuidar de sua pele 

(Reprodução: Pinterest)

Skincare nunca se fez tão importante. Se ainda não começou, comece agora!

Inserir os cuidados com a pele na sua rotina vai te livrar do processo de envelhecimento precoce, que causa além de manchas, rugas e flacidez. 

 

3- Acne 

 

(Reprodução: Pinterest)

As temidas! 

A acne é uma inflamação e, por isso, ativam a produção de melanina. Assim, ela pode causar manchas e cicatrizes em seu rosto.  Elas aparecem geralmente em peles mais oleosas, mas também podem surgir em pessoas com predisposições genéticas, alterações hormonais e que fazem uso de alguns medicamentos específicos. 

 

4- Fatores genéticos e hormonais

(Reprodução: Pinterest)

É, em alguns casos não tem muita escapatória. :(

Alguns fatores genéticos e hormonais podem te dar uma predisposição a manchas. Uma das mais comuns neste caso é a melasma, que são aquelas amarronzadas e que podem ser mais frequentes durante ou após a gravidez.

 

Como tratar e evitar

Agora que já sabemos quais são os maiores causadores das manchas de pele, está na hora de falar como resolver ou evitar que elas apareçam. Olha só essas dicas que separamos para vocês: 

 

Protetor solar SEMPRE! 

Essa daqui é a mais comum, mas é sempre bom (re)lembrar. Como o Sol é o principal causador de manchas em nosso rostinho, o protetor solar é seu melhor amigo e deve ser aplicado TODOS-OS-DIAS. Com chuva, com sol e até dentro de casa. Alguns protetores, além de ajudar a não causar danos em sua pele por conta da exposição solar, podem controlar a oleosidade, auxiliar na hidratação e disfarçar algumas imperfeições na sua pele. 

 

Evitar a exposição solar excessiva. 

Essa daqui também é uma das óbvias, mas deve ser lembrada. Quando for à praia, piscina ou para qualquer lugar que irá ficar bastante tempo no Sol, se proteja!

Use óculos, bonés ou chapéus e tente passar um tempinho na sombra. 

 

Não espremer cravos e espinhas

É tentador, nós sabemos. Mas resista! 

Fazendo isso, você nem estará fazendo a espinha desaparecer, apenas machucando sua pele. Esse hábito pode causar cicatrizes bem difíceis de eliminar, além de estimular o aparecimento de mais e mais espinhas. 

 

Cuidar de sua pele frequentemente

Como falamos lá em cima, não cuidar da sua pele pode provocar o envelhecimento precoce dela e isso não é nada legal. Uma rotina simples de cuidados já te ajuda a se prevenir disso. Nossa recomendação é: 

  • Lavar bem o rosto com um sabonete neutro e adequado para seu tipo de pele;

  • Fazer uso constante de hidratantes;

  • Apostar em produtos com ação calmante, principalmente após depilações;

  • Resfriar a pele com águas termais em épocas mais quentes;

  • Evitar tratamentos com ácidos no verão;

  • Usar e abusar do protetor solar;

  • E beber muuuita água também é cuidar da pele, viu?



Usar produtos específicos para este fim

Parece besteira, mas muita gente se esquece que existem produtos criados exclusivamente para dar tchau às manchas. 

Um dos ativos mais eficazes para o tratamento deste problema é a vitamina C, sabia? 

A vitamina C possui uma ação clareadora através da inibição da produção excessiva de melanina, amenizando as manchas e uniformizando o tom da pele. 

Se você também está se incomodando com as manchas em seu rosto, temos uma dica. 

(Veja mais aqui)

O Gel Clareador de Vitamina C da Barbour’s Beauty vai te ajudar a eliminar as manchas indesejadas e, de quebra, potencializar o efeito do protetor solar e estimular a produção de colágeno do seu rosto, melhorando a textura e evitando a flacidez e linhas de expressão. Demais, né?

O diferencial do gel clareador da Barbour’s é o extrato de acerola, que é rico em sais minerais e proteínas, e o ácido ascórbico, com propriedades antioxidantes. 

Quer mais? A sua textura em gel também auxilia na hidratação da pele de um jeito leve e mara!

Para adquirir o seu, clique aqui

 

Confira mais dicas

Uma das manchas mais temidas e comuns na pele é o melasma. Causado por fatores hormonais e genéticos, o melasma exige cuidados bem especiais. Confira esse vídeo em que a dermato Camila Azzini conta tudo sobre essa condição e como cuidar dela em sua rotina. 

 

Aproveita e dá uma olhada no canal da Glambox! Lá temos diversos conteúdos sobre makes, beleza, skincare, cabelos e muito mais :)



Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!