Independência financeira para a liberdade plena

Conquistar e saber organizar suas próprias finanças é um caminho essencial para sermos mulheres livres

É unânime: não há mulher que não busque liberdade. Queremos o poder de escolher nossas roupas, nossas companhias, o que fazer com nosso corpo, onde trabalhar, o que comer, para onde viajar. E, ao escolher, queremos sempre o que nos faz mais sentido, que combine mais conosco, que tenha mais propósito. 

No entanto, enquanto mulheres, esbarramos num desafio que é encontrar protagonismo e espaço no mercado de trabalho. Quando pensamos em cargos de liderança, as mulheres ocupam apenas 39,1% deles, contra uma maioria masculina ocupando cargos de diretoria e gerência. Somos maioria, no entanto, em trabalhos de meio período ou parciais: das mulheres inseridas no mercado, 28% não trabalham em jornadas completas - afinal, o trabalho doméstico e materno ainda ocupa grande parte do nosso dia a dia. 

E então, diante desse cenário, nos perguntamos: como alcançar a independência financeira e deixar de depender das figuras patriarcais ao nosso redor, seja nossos pais, maridos ou companheiros? O segredo está em usar todo o nosso poder feminino e ocupar cada vez mais cargos, vagas e deixar a nossa marca no mercado de trabalho, construindo uma vida profissional que nos leve cada vez mais para perto da nossa independência financeira, até sermos de fato livres! 

Mas, por onde começar a conquistar nossa independência? 

1 - Organize-se! 

Se a ordem é guardar dinheiro, a solução é organização. Estabeleça tetos mensais de gastos para todas as suas necessidades e, claro, para se auto-presentear também. Assim, você sabe quanto pode gastar, evita dívidas e ainda consegue deixar intocado um valor que vai direto para a poupança ou para seus investimentos! 

2 - Assuma o controle! 

Quem decide suas necessidades e onde você deve ou não gastar é você. Por isso, assuma as rédeas das suas finanças pessoais e garanta que ninguém melhor do que você para cuidar do seu próprio dinheiro! 

3 - Encontre um emprego que te valorize! 

Encontrar um emprego nem sempre é uma missão fácil, ainda mais um que te valorize. Capriche no seu currículo, invista em cursos profissionalizantes e use plataformas de vagas como suas aliadas nesse processo! 



Artigos Relacionados:

Artigo não encontrado!