x

Você já ouviu falar sobre a Síndrome da Impostora? A GLAM MAG vai explicar tudo para você!

Você já sentiu que não merecia estar onde você está?

 

Por exemplo, você conseguiu um emprego que estava sonhando há meses mas assim que sentou-se na sua nova cadeira, pegou um cafézinho e começou a trabalhar, percebeu que algo estava errado.

Bateu aquela insegurança no seu peito, como se aquilo tudo fosse um grande engano e só você soubesse que não tem aptidão nenhuma para realizar a tarefa que lhe foi dada (mesmo você tendo mestrado no assunto). O medo de alguém descobrir que você é um fracasso acaba ganhando mais espaço no seu dia do que o próprio trabalho em si.

A verdade é que você tem talento e aptidão sim  - cá pra nós, vagas bacanas estão bem difíceis no mercado e você não seria contratada ou promovida se não fosse capaz!

O que você está sofrendo é a Síndrome da Impostora - uma problema que muitas mulheres com empregos ótimos e cargos de chefia vêm sofrendo nos últimos anos. Trata-se de uma sensação terrível de que as pessoas possam a qualquer momento descobrir que você não tem capacidade de verdade para estar onde está.

Existem muitas causas para esse problema mas as mais comuns são: ansiedade, insegurança, baixa autoestima ou até reflexos de uma sociedade que incentiva mais os homens do que as mulheres dentro das empresas. As consequências desse problema também podem ser bastante prejudiciais, uma vez que a ansiedade e medo constante de fracassar podem paralisar até as atividades que antes eram simples de serem concluídas.

Se você identificou que esse é um problema que pode estar atrapalhando você, a primeira coisa que você deve fazer é tentar ser mais objetiva em relação as suas capacidades profissionais. Releia o seu currículo, liste as atividades que já realizou, tente relembrar cada uma das conquistas que te levaram até onde você chegou. Jamais faça pouco caso da sua trajetória. Você mereceu chegar até aqui!

Depois, tente relaxar: apesar de ser um bom emprego ou uma boa posição profissional, nada disso define quem você é em outros aspectos da sua vida. Mude o foco, encontre um novo hobby, faça algo que você goste - e que não tenha nada a ver com a sua profissão. Meditação também ajuda bastante a ter mais paciência consigo mesma e não se cobrar tanto.

Se nada disso te ajudar e a sensação persistir, procure ajuda profissional. Saúde mental é coisa séria! (;

 

E você sofre ou conhece alguém que sofre com a Síndrome da Impostora? Conte para a GLAM MAG lá no nosso Facebook!

 

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.