x

10 TRUQUES PARA SUA MAQUIAGEM PARECER PROFISSIONAL Dicas da makeup artist Patricia Sachs para você deixar sua maquiagem impecável

 

Foto/reprodução: Patricia Sachs para MakeMe Cosmetics

 

Você tenta, tenta e tenta, mas sua maquiagem nunca fica com aquele acabamento impecável que você vê nos Instagrams dos gurus de maquiagem? Existem alguns motivos pelos quais, talvez, sua maquiagem não fique igual a eles. Existem alguns truques que os maquiadores usam para conseguir aquele acabamento impecável, boa durabilidade e até técnicas que valorizem os traços das pessoas. Mas nem todo mundo pode pagar um profissional. Por isso, nesse post, vou te contar as 15 dicas de maquiagem que eu, Patricia Sachs, aprendi ao longo da profissão para ajudar você a chegar mais próximo de uma maquiagem com cara de profissional. Vamos lá?!

 

1 – Selecione os produtos certos para a sua pele

Antes de investir loucamente em produtos ditos milagrosos, é de suma importância saber identificar qual o seu tipo de pele para poder selecionar os produtos certos e indicados à ela. Não é só porque funcionou na sua amiga que quer dizer que poderá funcionar com você. Por exemplo, se a sua pele for seca, você deve investir em produtos hidratantes e fluídos, e fugir dos que deixam com acabamento matificado. Se a sua pele for oleosa ou mista, você deve procurar produtos com efeito matte e suavizador de poros, característica comum em quem possui pele oleosa. Se a sua pele for sensível, você deve investir em produtos hipoarlergênicos, não comedogênicos, sem álcool, e por aí vai!

2 – Descubra seu subtom de pele

Muita gente não sabe, mas a pele não é só tom (claro, médio e escuro). Cada pele possui também um subtom (ou fundo) de cor, que pode ser quente (amarelado), frio (rosado) ou neutro (meio termo). Descobrir o seu tom e subtom exatos, pode te livrar pra sempre de comprar bases e corretivos no tom errado, que te deixem com a cor do rosto diferente do resto do seu corpo. Lá no meu blog pessoal fiz um post bem bacana e explicativo que te ajudará a identificar o seu, “Como descobrir o tom e subtom exatos da sua pele”.

3 – Para sobrancelhas mais naturais, use dois tons

Que um par de sobrancelhas bem desenhado e corrigido fazem toda a diferença no visual, não é nenhuma novidade pra gente, até porque elas são a moldura do nosso rosto. Encontre um bom profissional designer de sobrancelhas que saiba identificar o melhor formato para o seu rosto, e sempre faça as suas com o mesmo. Se você tem o costume de fazer em casa, pesquise qual formato melhor se adequa ao seu rosto e técnicas para medição e visagismo corretas. Depois do design, se a sua sobrancelhas possui falhas, talvez seja melhor corrigi-la com maquiagem. E é aqui que está o truque: use dois tons, um do mesmo tom do seu cabelo e outro mais claro. Use o mais claro no início da sobrancelhas, e outro no mesmo tom do seu pelo natural do centro às pontas da sobrancelhas e onde tiver falhas críticas. Criando assim um degradê do mais claro para o mais escuro, evitando aquele efeito quadrado pesado (a não ser se for essa a sua intenção).

4 – Lábios bem preenchidos e delineados

Antes de iniciar a maquiagem, aplique um hidratante labial (também chamado de lip balm), faça toda a maquiagem e deixe a aplicação do batom por último. Assim o seus lábios ficarão com melhor aspecto para receber o batom, evitando rachaduras e ressecamento, além de fazê-lo durar bem mais. Quando finalizar toda a maquiagem, retire o excesso do lip balm com um lenço de papel, e só aí aplique o batom de sua preferência. Mas o segredo vem a seguir! Para aplicar o batom like a pro, invista em um lápis labial na mesma cor do batom ou de cor universal para todos os tons de batom (que é o cor-de-boca). Delimite o contorno seguindo a técnica do X (faça um X no arco do cupido) e só depois contorne o resto. Aí sim finalize aplicando o batom e voilá!

5 – Aprenda a medir a sua pálpebra

Você sabia que existem diversos formatos de olhos diferentes? E isso não quer dizer que não deve usar aquela maquiagem só porque, supostamente, ela não é adequada ao seu formato de olhos. Sem essa de “ah, mas esse tipo de make não combina com meu olho pequeno”, jamais! Pois eu digo que: combina sim. O truque aqui é aprender a medir e delimitar o seu côncavo e pálpebra. É só olhar, com os olhos abertos, de frente para um espelho. Onde seu olho fizer a dobrinha na pálpebra, é onde você deve marcar seu côncavo, esfumando na direção para cima. Pois assim, quando você abrir os olhos, a maquiagem não irá “sumir” e valorizará seu olhar.

 6 – O corretivo é o seu melhor amigo

Base de alta cobertura é uma ótima aliada para quem tem manchas e gosta de cobrir tudo. Mas se você quer um look fácil, com cara de “nasci assim”, para o dia a dia, o corretivo é a melhor aposta. Use uma base de cobertura leve ou média (pode se rum BB Cream também!), depois pegue um corretivo de um tom mais claro que seja de alta cobertura, e aplique de de forma a iluminar algumas áreas, como se estivesse iluminando como na técnica de contorno, mas sem o corretivo escuro depois. Finalize com um pó bem leve para selar. O resultado é uma pele natural, leve e estratégicamente corrigida. Mas lembre-se: para isso, o corretivo deve ser de alta cobertura.

7 – Curvex para não pesar no rímel

Engana-se quem acha que curvex não faz muita diferença na maquiagem. Na verdade, além de curvar os cílios, ainda evita que você use tantas camadas de máscara para alcançar o mesmo efeito, se livrando do risco de ficar com aspecto “perninhas de aranha” (a não ser você curte esse visual). A dica aqui é usá-lo antes de aplicar a máscara de cílios e não depois. Você deve posicionar ele na raiz dos cílios e dando várias apertadinhas, com cuidado para não se machucar. Faça isso até sentir que realmente curvou. A máscara de cílios posteriormente irá acentuar ainda mais o efeito curvado e alongado. Evite usar curvex depois de já ter aplicado a máscara de cílios, porque o efeito pode ficar “dobrado” ao invés de curvado, e isso ninguém quer, né?

8 – Dose sempre para não pesar na mão

Uma dica que sempre dou para minhas alunas é: monte sua maquiagem em camadas, dosando a quantidade e intensidade dos produtos. Por exemplo, nos olhos, monte as cores dosando a sombra aos pouquinhos, criando um degradê de intensidade. Ou seja, nunca leve o pincel cheio de produto esfumando direto nos olhos. Sempre aplique o produto primeiramente depositando ele com batidinhas na área, depois limpe o excesso do produto do pincel nas costas da mão e, aí sim, esfume. Se quiser mais intensidade da cor, faça o mesmo processo novamente, até alcançar o efeito que deseja. Essa dica também vale para blush, base e contorno. Isso evita com que você bagunce toda a maquiagem por excesso de produto, deixando ela marcada e derrubando em outras partes do rosto, como nas bochechas. Então, regra pra vida: dose, sempre!

9 – Ilumine na medida certa

Assim como o blush, o iluminador também ajuda a dar aquele glow de saúde, sabia? Mas cuidado, existe uma linha tênue em um glow bonito e um glow que parece oleosidade. Como fazer então? Simples, ele deve ser aplicado em áreas de reflexo onde não costuma ter oleosidade e evitar usar grande quantidade dele em áreas que costumam ser oleosas, como a zona T inteira, por exemplo. Aplique em áreas como na ponte do nariz e na ponta, acima das maçãs do rosto, no canto debaixo das sobrancelhas, no arco do lábio superior e no canto interno dos olhos. Evite em áreas como centro da testa, bochechas, olheiras e no centro queixo (este só aplique caso você tenha queixo pequeno e só na pontinha).

10 – Primer faz toda e muita diferença

Um dos itens de maquiagem mais injustamente subestimados e considerado dispensável para a maioria das pessoas. Ao contrário do que muita gente pensa, ele faz sim, toda a diferença final na textura e acabamento pele. Mas não é qualquer primer. Como em todo produto cosmético, há tipos de primers ideais para cada tipo de pele. Se você usar um que não seja ideal, ele pode além de não fazer diferença, também atrapalhar o resultado final que você quer alcançar. Para peles oleosas, prefira os siliconados ou em gel. Para peles secas, os cremosos de efeito glow caem como uma luva. E para peles mistas, aposte em uma combinações dos dois.


Patrícia Sachs

Maquiadora profissional e criadora de conteúdo de beleza. Tem 24 anos e mora em São Paulo. Apaixonada por maquiagem, cabelos, cosméticos e tudo relacionado o universo da beleza. Acredita genuinamente na máxima “se, primeiramente, você não amar a si mesma, não poderá amar outra pessoa” e, por isso, simpatiza-se com qualquer coisa capaz de empoderar uma mulher – desde atitude até maquiagem.

 

Artigos Relacionados:

Hoje é dia de rock, bebê! Aprenda a fazer uma maquiagem fácil usando os produtos da M·A·C Cosmetics

Confira dicas para arrasar com a tendência do contorno de maneira elegante e natural

A nova trend queridinha de quem não dispensa um brilho são os lábios com muito glitter.

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.