x

5 dicas para ser mais produtiva Truques para você mudar a sua rotina já!

 

- Foto: Betulvargun -

 

Ah, a produtividade. Essa amiga que só aparece quando quer e, geralmente, nos momentos que não é tão importante assim. Acontece é que, para trazê-la ao nosso encontro mais vezes, precisamos saber como atraí-la e mantê-la ao nosso lado. Abaixo, listei cinco diquinhas que dão certo comigo e, com alguma sorte, ajudarão vocês também. Sem mais delongas, vamos lá!

 

- Faça uma lista com tudo o que você precisa fazer. Eu amo listas, não vou mentir pra vocês – até quando elas não servem pra muita coisa. Mas, nesse caso específico, uma listinha é essencial. Eu vou no velho papel e caneta, mas há diversos aplicativos por aí que podem ajudar vocês nesse trabalho, se você prefere uma abordagem mais digital. Tire tudo o que estiver na sua cabeça e coloque na listinha. Ajuda a liberar espaço no ‘HD’ do seu cérebro e a visualizar as coisas com mais clareza.

 

- Simplifique. Tarefas muito complexas, que contam com vários passos, nos deixam ansiosos e fazem com que as procrastinemos. Ao invés de colocar a tarefa inteira, ‘quebre-a’ em blocos menos, em subtarefas. Dá muito menos medo escrever um capítulo de sua monografia ou procurar fontes para a mesma, por exemplo, do que lidar com uma tarefa apavorante chamada ‘escrever monografia’, não acha?

 

- Faça a coisa mais chata primeiro. Eu sei, eu sei. A coisa chata é justamente o que estamos tentando ignorar, na esperança que ela desapareça. Mas deixa eu te contar: geralmente isso não funciona e só nos faz ficar com peso na consciência. Então dê uma olhada na sua listinha, veja o que você mais detesta dali e faça primeiro. Com certeza, vai tirar um peso das suas costas e vai te fazer ter mais vontade de seguir produtiva durante o dia.

 

- Crie seu ritual. Nosso cérebro é um moço de hábitos e, se você criar um ritual para os momentos em que você precisa ser produtiva, ele vai entender aquilo e entrar no modo ‘foco total’ dele. O importante é que a rotina seja agradável e que desperte o seu cérebro para o trabalho que precisa ser feito.

 

- Mantenha as coisas necessárias próximas a você. Vai estudar por algumas horas? Mantenha um lanchinho e água por perto. Vai lavar o banheiro de casa? Traga tudo o que você vai precisar para a tarefa. Interrupções no fluxo de trabalho para catar coisas é prejudicial e quebra o ciclo de produtividade. Claro que você deve fazer pausas durante o dia, mas no momento em que você julgar certo – e não porque não tinha uma barrinha de cereal do lado da sua mesa.

 

E você, tem alguma dica legal para ser mais produtiva? Comente!


AMANDA ARRUDA

25 anos e taurina da gema. Mais perdida que cego em tiroteio, mas segue vivendo como se soubesse de tudo e não fosse cair no próximo buraco a qualquer momento. Gosta de perseguir as grandes (e pequenas) verdades da vida e depois contar tudo no seu blog.

 

Artigos Relacionados:

Uma experiência única que você nunca irá esquecer

Cumprindo metas e (não) comemorando vitórias.

Os melhores momentos do nosso ator favorito

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.