x
x

5 coisas que mudaram o universo fashion: por mademoiselle Chanel Confira as transformações incríveis que a francesa realizou tanto na moda quanto na vida das mulheres!

 

 

Que Coco Chanel mudou o mundo fashion você já sabia, certo? Mas já se deu conta da importância que isso tem hoje, mulherada?

Bora saber as 5 coisas que revolucionaram sua vida enquanto girl!

 

1)      Num golpe genial, ela que de confeccionista de chapéus começou a criar roupas, revelou a silhueta feminina, criando formas tubolares que a gente vê nas catwalks urbanas até hoje. Parece normal, mas quando você lembrar disso pense que antes a mulherada vivia sufocada por espatilho apertadíssimo (apesar de não ter sido a pioneira para contribuição da extinção do acessório) e a senhora francesa vai lá e diz: hora de desestruturar essa cintura e deixar vocês respirarem sem precisar parecer um palito. Viva a democracia das formas...não era mais necessário exibir a cinturinha de pilão! Ufa!

 

 

 

2)      Outra coisa que hoje é quase impossível lembrar ou se imaginar vivendo é a altura dos vestidos. É Honey! Há uns bons 100 anos as mulheres viviam arrastando as anáguas por aí. Não existiam vestidos com comprimento acima dos TORNOZELOS (sim, eu disse tor-no-ze-los) porque era considerado uma vergonha. Aham, tá! Claro que dona Chanel não deixaria por menos. Ela, que lutava fervorosamente pelos direitos igualitários das mulheres, cortou as barras das saias e mostrou ao mundo as canelas. Qual problema? Nenhum...nascia aí a grande mudança no jeito de se vestir universal.

 

 

 

3)      Sabia que as mulheres não tomavam sol? Não era refinado e nem elegante uma dama se expor ao sol e ficar toda bronzeada (imagine como viveria Donatella Versace,rs.). Mas claaaaro que a nossa dear mademoiselle providenciou uma ajudinha. Ela que adorava ir à praia – ah, o estilo navy que tá sempre aí na tendência, foi ela quem disseminou, tá meu bem? – avançou e começou a criar o novo lifestyle da mulher elegante; agora ela prosperava um ar saudável de quem acabara de sair do mar.

 

 

 

4)      Joias? Bah! Imagine! O bacana para ela eram as bijoux, pérolas, braceletes, colares intermináveis, anéis, tudo que lembrasse o dourado, o perolado e o metálico dos materiais nobres da joalheria, porém em versões mais baratas e que como ela queria, proporcionavam o mesmo efeito. Luxo sem gastar muito.

 

  

 

5)      Antes de se tornar tão famosa, adotava um cabelon que vivia preso, but...olhando os garotos franceses, Coco Chanel se inspira e passa a tesoura nas longas madeixas. O estilo à la garçonne (menino, em francês) além de chocar toda sociedade vintista faria sucesso entre a mulherada que passou a adotar o estilo liberal indo à luta e dizendo pra geral que não tava ali pra brincadeira não. Ficou tão famoso que até hoje é o best seller dos salões: “faz um corte bem Chanel”.

 

 

Ou seja, essa que é o ícone de 10 entre 10 fashionistas não fez muito apenas para o mundo da moda, ela transformou a forma de pensar de uma sociedade inteira e abriu caminho para a liberação e empoderamento feminino. É nois, né meninas? 


CORA SOARES

“Jornalista de moda, workaholic, cadeira cativa de fashion weeks, uma diferentona da comunicação e imagem de moda.”

 

Artigos Relacionados:

Uma experiência única que você nunca irá esquecer

Cumprindo metas e (não) comemorando vitórias.

Os melhores momentos do nosso ator favorito

OPS!

Estamos com algum problema de conexão!

Por favor, atualize a página ou tente novamente mais tarde.